Aguarde...

ACidadeON

Voltar

divirta-se

Semana "Modos de Acessar" discute questões sobre acessibilidade

A intervenção Escola de Libras estará no centro da cidade, na Praça da igreja Santa Cruz, com a proposta da Escola Nômade de Língua de Sinais através do Sesc

| ACidadeON/Araraquara

Sesc discute acessibilidade na Praça Santa Cruz (Divulgação)
De 2 a 8 de dezembro, é realizada a Semana Modos de Acessar, ação em rede do Sesc São Paulo que promove diversas atividades artísticas, esportivas e formativas para estimular a participação social das pessoas com e sem deficiência. São mais de 140 atividades nas diversas unidades do Estado: shows, bate-papos, oficinas, vivências. As ações abrangem tanto o protagonismo de pessoas com deficiência artistas, atletas, educadores, produtores etc. como sua participação como público, reforçando um dos lemas do movimento das pessoas com deficiência: "Nada sobre nós, sem nós". 

As barreiras que as pessoas com deficiência enfrentam sejam sociais, atitudinais, culturais, comunicacionais ou físicas nos revelam o que precisamos mudar para construirmos cidades, experiências e relações em que qualquer pessoa possa se sentir pertencente, podendo ir e vir, usufruir e ser feliz. As cidades, quando visam potencializar a dignidade e mobilidade de qualquer ser humano, respeitam a pluralidade humana, e assim, reduzem barreiras a todos os cidadãos.  

Nesta perspectiva, a acessibilidade é uma grande ferramenta transversal, pois constrói além de rampas e elevadores outros modos de acessar, a partir da ideia de que as pessoas movimentam-se, falam, interagem, expressam-se e vivem diferentemente. 

Em Araraquara, no dia 3, terça-feira, entre as 12 h e  14h, a intervenção "Escola de Libras" estará no centro da cidade, na Praça da igreja Santa Cruz, com a proposta da Escola Nômade de Língua de Sinais. A equipe Slam do Corpo de educadores-performers surdos convidam o público a aprender sinais e frases nesta língua, com o auxílio de um carrinho repleto de dispositivos - papéis, canetas, imagens, banquinhos, palavras e objetos cotidianos. A ação busca promover um contato do grande público com a língua dos sinais. 

No sábado (7/12), está marcada uma visita mediada e acessível em Libras na exposição Papéis Efêmeros Memórias Gráficas do Cotidiano, que está em cartaz no Sesc até a próxima semana. 

INTERVENÇÃO
ESCOLA DE LIBRAS

Com equipe Slam do Corpo.
Dia 3, terça, das 12h às 14h. Praça Santa Cruz.
VISITA MEDIADA E ACESSÍVEL EM LIBRAS
EXPOSIÇÃO PAPÉIS EFÊMEROS MEMÓRIAS GRÁFICAS DO COTIDIANO
Dia 7, sábado, das 16h30 às 17h30.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON