Aguarde...

divirta-se

"Cultura em Rede" traz música e artes cênicas na web

Circo, dança, samba e choro com artistas de Araraquara estão na programação deste final de semana do "Cultura em Rede"

| ACidadeON/Araraquara

"Cultura em Rede", é um programa veiculado online pelo Canal Tv Web Participativa da Prefeitura de Araraquara

Circo, dança, samba e choro com artistas de Araraquara estão na programação deste final de semana do "Cultura em Rede", programa veiculado online pelo Canal Tv Web Participativa, no Youtube da Prefeitura, com links divulgados também via Facebook, Instagram e site oficiais do município. O programa é resultado do primeiro edital lançado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart em apoio aos artistas locais, durante a pandemia do Covid-19.

O programa virtual "Cultura em Rede" começou a ser exibido na última quarta-feira, dia 20, com classificação livre para todas as idades. Com um total de 37 vídeos inéditos, o programa apresenta música, dança, literatura, artesanato/artes plásticas, teatro e circo. Os vídeos vêm sendo exibidos de quarta a domingos, com dois trabalhos por dia: um às 20h e o outro às 21 horas, sendo que todos partem da ideia de estimular o conhecimento sobre cidadania e inclusão social e apresentam o tema "A manifestação da solidariedade humana".


Nesta primeira semana de exibição, de quarta a sexta-feira, foram apresentados trabalhos dos seguintes artistas e grupos: Cia. Dois Palitos (musical infantil); Marcos Volpe (MPB); "Ensaio Sobre a Delicadeza", com Memento Curadoria (literatura), Khal Dias (rap); João Platino e Flor Morena (sertanejo raiz) e Trio Zabumbê (MPB).

A programação continua no final de semana: neste sábado, dia 23, às 20 horas tem Denis Pimentta com Circo, em "Benjamim - O Rei dos Palhaços". O ator e palhaço Denis Pimentta conta a história de Benjamin Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil. Em tom narrativo e brincante, Denis trará um enredo lúdico, mesclando personagens e linguagens como a palhaçaria, o circo, o teatro, o cinema, a música e a contação de histórias.


Depois, às 21 horas, o vídeo "Inflexão" apresenta os bailarinos Alexandre Julianetti e Luzinete Silva, em um trabalho de dança contemporânea que nasce a partir da leitura de um texto de Rubem Alves "A Complicada Arte de Ver", onde o olhar se torna-se de um poeta. "Inflexão" tem a ver com esse olhar artístico de redirecionamento dos olhos dos olhos, pois a arte dá a possibilidade de se enxergar uns aos outros de maneira mais nobre, gentil, afável.

A programação do domingo, dia 24, tem início com o samba do grupo Pagode do Lápis, às 20 horas. Os músicos Fabrício do Amaral Gabriel, Renato Gonçalves da Silva, Anésio Renato Barros e Leonildo Barros comandam uma animada roda de samba especialmente para o Cultura em Rede. A animação tem espaço garantido com um repertório trazendo sambas atuais e antigos nesse projeto produzido pelo músico Fabrício (o "Lápis").

O Cultura em Rede fecha a programação do domingo com a participação de Pedro Luiz Freitas e Oliver Kifi, em "Clássicos do Choro". A apresentação tem como objetivo levar ao público grandes clássicos do Choro por meio de releituras de canções, como: Carinhoso (Pixinguinha), Noites Cariocas (Jacob do Bandolim) e Pedacinhos do Céu (Waldir Azevedo). O improviso e a virtuosidade são características do duo, buscando uma forma de tocar e interpretar o choro sem perder a sua essência. A dupla tem como objetivo contar um pouco sobre a história das músicas apresentadas e algumas curiosidades sobre seus compositores, levando ao público um pouco sobre a rica história dessa música brasileira. Pedro Luiz se apresenta no bandolim, enquanto Oliver no violão sete cordas.

Vale lembrar que para acompanhar a programação basta acessar o site e as redes sociais da Prefeitura de Araraquara. Importante destacar que, nesta semana, a Secretaria Municipal da Cultura e Fundart lançaram o segundo edital em apoio aos artistas locais durante a pandemia. Os interessados podem acessar as informações no site da Prefeitura de Araraquara, na aba "Editais da Cultura".



Confira programação do final de semana:


SÁBADO - 23 de maio

20h: "Benjamim - O Rei dos Palhaços", com Denis Pimentta (Circo):

https://bit.ly/benjamim-culturaemrede

21h: "Inflexão", com Alexandre Julianetti e Luzinete Silva (Dança):

https://bit.ly/inflexão-culturaemrede



DOMINGO - 24 de maio

20h: Pagode do Lápis (Samba e Pagode):

https://bit.ly/pagodedolapis-culturaemrede

21h: "Clássicos do Choro", com Pedro Luiz Freitas e Oliver Kifi:

https://bit.ly/classicosdosamba-culturaemrede


* REVEJA:

Cia. Dois Palitos (Musical infantil):

https://bit.ly/doispalitos-culturaemrede

Marcos Volpe (MPB):

https://bit.ly/marcosvolte-culturaemrede

"Ensaios sobre a delicadeza", com Memento Curadoria (Literatura): https://bit.ly/mementocuradoria-culturaemrede

Khal Dias (Rap):

https://bit.ly/khaldias-culturaemrede

João Platino e Flor Morena (Sertanejo raiz):

https://bit.ly/joaoplatino-culturaemrede

Trio Zabumbê (MPB): https://bit.ly/zabumbê-culturaemrede

Mais do ACidade ON