Aguarde...

divirta-se

"Pholclore a Gosto" celebra o mês de aniversário de Araraquara

Festa virtual é a nova criação dos blocos carnavalescos Petit PhUÁ e Cordão da Luz Divina que celebra o folclore e a cultura brasileira no mês da cidade

| ACidadeON/Araraquara

Festa virtual "Pholclore a gosto" celebra mês de aniversário da cidade (Divulgação)

Os blocos carnavalescos Petit PhUÁ e Cordão da Luz Divina, de Araraquara, celebram o mês de aniversário da cidade com a festa virtual "Pholclore A Gosto". A festa foi criada para celebrar em praça pública o folclore e a cultura brasileira junto com o mês de comemoração da cidade. O Dia Internacional do Folclore é, justamente, no dia 22 de agosto.

"No projeto de produzir um calendário de festas populares para a cidade durante todo o ano, eu tinha na cabeça fazer algo com esta coincidência de datas. E que muita gente desconhece. Então, nasceu o "Pholclore A Gosto", celebrando todas as expressões folclóricas brasileiras a começar pela nossa Lenda da Serpente da Matriz", diz Weber Fonseca um dos idealizadores da festa.

Sendo assim, nasceu a figura central da festa, a Phuáraraca. Uma cobra simpática e personalizada para conduzir o ritual dos brincantes. A criação e o batismo foram da designer Marina Amaral.

"A Phuáraraca é uma cobra festiva cheia de phuá que traz em si uma mistura de Araraquara com jararaca e um sol bem grande na cabeça. Alguns dos elementos marcantes da nossa identidade", explica Marina.

Devido à pandemia da COVID-19, os produtores resolveram cancelar o lançamento da festa presencial mas darão continuidade às festividades virtuais como já aconteceu com o "PhUÁ da Luz Junina" entre junho e julho pelas redes sociais dos blocos.

No "Pholclore A Gosto" o público terá acesso a uma série de vídeos contando a história da data do folclore mesclando com lendas e mitos que envolvam cobras e serpentes. Juliano Machado, fundador do Cordão da Luz Divina comenta que "não poderíamos deixar de fora uma das marcas do nosso imaginário popular então, como estórias com cobras enterradas acontecem em outras cidades, vamos explorar este universo".

A partir do dia 1° de agosto acontece a homenagem dos blocos Cordão da Luz Divina e Petit PhUÁ à cidade de Araraquara bem como o resgate de valores folclóricos e culturais.  

Acompanhem pelas redes sociais: Instagram https://www.instagram.com/petitphua_bloco/, Facebook https://www.facebook.com/petitphua 


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON