Aguarde...

divirta-se

UHManasTV fortalece protagonismo feminino no cenário musical

DJ Roze participa da programação de coletivo de mulheres que tocam diariamente em plataforma online

| ACidadeON/Araraquara

DJ Roze é do Coletivo Tocaya de Araraquara ( Divulgação: Lívia Terra)

Que o setor cultural e musical teve um baque com a pandemia do novo coronavírus e impossibilidades de shows devido ao isolamento social, todo mundo já sabe. Mas um coletivo de mulheres atuantes no setor cultural resolveu fortalecer a cena musical feminina criando a UHManasTV.  

Desde julho, Djs, beatmakers, produtoras musicais, musicistas, técnicas de som, jornalistas musicais se uniram na plataforma twitch e mostram diariamente o que vem sendo produzido por elas.  

O projeto reúne mais de 100 mulheres do país e do mundo em uma programação online diária de 12 horas com programas fixos. O conteúdo abrange uma ampla diversidade de gêneros musicais, bate-papos sobre arte, cultura e política, além de conteúdo educativo sobre discotecagem e tecnologias de som. "Isso tudo traz à superfície o grande potencial de atuação e criação das mulheres neste setor", diz a DJ Roze. 

Recentemente, a DJ Roze, do Coletivo Tocaya de Araraquara, foi convidada a fazer parte do time com o programa "DJestiva", transmitido ao vivo todas às quarta-feiras. " Escolhi apresentar um programa musical que tem como referência os programas de rádio, com música e comentário. Como as transmissões ocorreriam pouco após o horário de almoço, batizei o programa de "Djestiva", e tem como premissa levar música até as pessoas nesse momento de digestão", conta.  

A DJ frisa que essa rede de mulheres é fruto da união de profissionais que entendem a necessidade de ocupar espaços ainda predominantemente ocupado por homens. "A motivação principal é promover equidade na cena musical e reverter a lógica da prática machista neste mercado de trabalho", diz.  

Outro ponto ressaltado pela DJ é sobre a plataforma que utilizada por elas, a Twitch, conhecida pelo cenário eletrônico por ter uma política mais "amigável" em relação aos direitos autorais. "Isso é uma grande vantagem porque nossa atuação consiste basicamente em reproduzir música, as transmissões não são derrubadas enquanto estão ao vivo e podemos transmitir para outro canal, isso fortalece toda rede de DJs porque mais pessoas acessam o material", finaliza.  

Para acompanhar a programação UHManasTV, acesse: www.twitch.tv/uhmanastv. O programa DJestiva com DJ Roze vai ao ar todas as quartas-feiras, das 14h às 15h.

Mais do ACidade ON