Aguarde...

divirta-se

Festival Aldir Blanc apresenta trabalhos na linguagem do teatro

Programação do festival pode ser conferida no canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube, a partir das 20 horas

| ACidadeON/Araraquara

Festival Aldir Blanc apresenta trabalhos na linguagem do teatro
Neste domingo (7), o Festival Aldir Blanc dá continuidade às apresentações de Teatro, a partir das 20 horas, pelo canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube (www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial). As apresentações são realizadas com a participação de atores e companhias cênicas de Araraquara, sendo todos participantes selecionados por meio do edital 003/20 da Lei Aldir Blanc, que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19.

Os espetáculos deste domingo são: "Três Desejos", com Edilena Malta; "A mágica fábrica de Noel", com Ha Ha Ha Produções; "Viagem ao Fim do Mundo", com Jair Alves Dramaturgia; "Íkaros", com Cia. Menino Andante; e "João no Reino de Papelão", com Nerita Pio; e Contos de Fademias - Grupo Fademias (Morada das Histórias e Maria Alice Ferreira)

A programação do festival continua com oficinas culturais nos dias 11, 18 e 25 de fevereiro com a exibição de 20 vídeos diários, às 15 horas. Os curtas-metragens selecionados serão exibidos nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, às 16 horas. A arte circense é atração de 19 a 21 de fevereiro, com os vídeos apresentados a partir das 20 horas.

Vale destacar que, no dia 17 de fevereiro, pelo Facebook, poderá ser acessado um link para a visualização de 03 fotografias selecionadas. Depois, no dia 24 de fevereiro, a partir das 15 horas pelo Facebook, poderá ser acessado um link para a exibição de 09 textos de literatura.

De 26 a 28 de fevereiro, 60 vídeos com apresentações de linguagens artísticas diversificadas serão apresentados a partir das 20 horas (20 por dia). Uma postagem no Facebook da Prefeitura de Araraquara, no próximo dia 03 de março, divulgará um link para acesso a 15 obras de Artes Plásticas.

Depois, nos dias 4 e 8 de março, continuam às 15 horas os vídeos das Oficinas Culturais. De 05, 06, 07 e 09 de março, sempre às 20 horas, tem vídeos de apresentações. Por fim, no dia 10 de março, três podcasts serão apresentados a partir das 20 horas.

A playlist do Festival Aldir Blanc pode ser acessada pelo link: https://youtube.com/playlist?list=PLzV8RZgN50BjUjYufWY3_P4OpHZA9utyJ .

Confira as apresentações cênicas do domingo (7 ):

"Três Desejos", com Edilena Malta
Três vidas, aspirações, anseios, três desejos. Três mulheres em busca da felicidade urgente e imposta de forma obrigatória. Apresentamos as vidas de três mulheres sendo narradas por elas mesmas, seus ideais de plenitude, seus caminhos tortos e tortuosos. Se a felicidade existe, até onde iríamos para agarrá-la? Ganhamos uma coisa e perdemos outras pelo caminho. Estamos preparados para o resultado de nossas escolhas?

"A Mágica Fábrica de Noel", com Ha Ha Ha Produções
Toda criança sonha em conhecer como funciona a incrível fábrica dos brinquedos que Papai Noel distribui no Natal e, neste espetáculo as crianças poderão conhecer pessoalmente como tudo funciona! Funil e Mariquinha são os atrapalhados duendes que ficaram encarregados de fabricar os presentes de cartinhas que Noel recebeu, e terão até 15 minutos antes do Natal para deixar tudo pronto a tempo de o bom velhinho fazer as entregas. No espetáculo, os brinquedos - como carrinhos, bolas, bonecas - criam vidas, convidando todas as crianças a brincarem e se divertirem com eles. Com texto de Rafael Amaral, o elenco de "A Mágica Fábrica de Noel" apresenta: Allan Henrique, Danielle Rigueiro, Gabrielle Galiani, Juliana Amaral, Leandro Bueno e Rafael Amaral.

"Viagem ao Fim do Mundo", com Jair Alves Dramaturgia
"Viagem ao Fim do Mundo" traz à cena um suposto encontro entre a atriz Lelia Abramo e o escritor Liu Sai Yam, durante uma viagem sem destino ao Futuro, onde pontos essenciais de sua história são tratados. Esse encontro fictício possibilita passar a limpo as últimas décadas que preconiza a difícil encruzilhada que atravessa a humanidade. Durante a trama, Liu e Lelia, são aparteados por dois artistas populares e músicos que dão ao espetáculo um aspecto de ensaio de um musical brasileiro. No elenco estão: Jair Antonio Alves (autor do texto em parceria com Liu Sai Yam), André Peres, Débora Stter e Lu Mani.

"Íkaros", com Cia. Menino Andante
"Íkaros" é uma peça videográfica de auto ficção em um ato, com releitura do mito grego de Ícaro e Dédalo. O roteiro dramatúrgico de José Guilherme e a encenação de MAIA, trazem o gênero Teatro Documentário e uma metalinguagem do fazer artístico como ofício de quem vive disso e para isso. Realidade e ficção se confundem, ou se completam, nesse enredo de amadurecimento.

"João no Reino de Papelão", com Nerita Pio
O poder das coisas simples. Além de discutir a importância das coisas "desimportantes", assim como fez o poeta Manoel de Barros em sua obra, nesta história foram inseridas práticas pedagógicas que ajudam na aprendizagem e alfabetização: são rimas, trava-línguas e adivinhas. Por meio destes jogos infantis geniais, que têm como meta entreter e divertir as crianças, há uma contribuição enorme para a aprendizagem e o ensino de novo vocabulário.

"Contos de Fademias", com Grupo Fademias (Morada das Histórias e Maria Alice Ferreira)
Grupo Fademias apresenta um conto de fadas em tempos de pandemia. Uma contadora de histórias começa a narrar um tradicional e conhecido conto de fadas no caso: "A Branca de Neve" como se estivesse diante de uma situação comum de compartilhar histórias. Estamos, no entanto, em um momento em que tudo está sendo transmitido online, com chamadas de áudio e vídeo povoando nosso imaginário e práticas cotidianas. E eis, então, que a contadora de histórias é interrompida abruptamente pela Madrasta Má - que tenta a todo o momento nessa ligação fazer contato com o Espelho para constatar se continua sendo a mais bela daquele lugar. Essa chamada terminará com um "felizes para sempre"?

SERVIÇO:
Festival Aldir Blanc - Teatro
Dia: domingo (07 de fevereiro)
Horário: 20 horas
Local: canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube (www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial)

Programação:
"Três Desejos", com Edilena Malta
"A mágica fábrica de Noel", com Ha Ha Ha Produções
"Viagem ao Fim do Mundo", com Jair Alves Dramaturgia
"Íkaros", com Cia. Menino Andante
"João no Reino de Papelão", com Nerita Pio
"Contos de Fademias", com Grupo Fademias (Morada das Histórias e Maria Alice Ferreira)


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON