Aguarde...

divirta-se

Oficinas Culturais buscam projetos que promovam a Cultura Negra

São aguardadas propostas que valorizem e resgatem a cultura de origem africana e afro-brasileira; inscrições são digitais e seguem até 23 de abril

| ACidadeON/Araraquara

Projetos que envolvam a Cultura Negra são procurados pelas Oficinas Culturais de Araraquara (Imagem ilustrativa)

A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart estão com edital aberto para a contratação de projetos no formato de Oficinas Culturais.  

Um dos destaques no edital é promovido pela parceria com a Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, ligada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, e diz respeito à contratação de oficinas que tenham como foco o "Apoio e Promoção das Culturas Negras".

"Incorporamos essa nova 'linguagem' ao edital, já que tínhamos essa demanda solicitada pela Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais. Na verdade, não é propriamente uma linguagem: é uma ação em apoio e promoção às Culturas Negras", explica Rafaella Pucca, coordenadora do Programa Oficinas Culturais Municipais e Ações Educativas da Secretaria Municipal da Cultura.

De acordo com a coordenadora, são aguardados projetos reflexivos ou que compartilhem saberes e conteúdos da Cultura Negra e ancestralidades. 

Vale destacar que os projetos apresentados em qualquer uma das linguagens disponíveis - devem incluir como público alvo: educandos em situações de vulnerabilidade social.

A coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra de Cássia Laurindo, celebra a conquista do espaço aberto pela Secretaria Municipal da Cultura à promoção da Cultura Negra. "A Cultura foi muito sensível em acolher a proposta dessa parceria, pois é bastante importante nesse momento que os artistas em especial os artistas negros - passam por tamanha dificuldade diante à pandemia".

Para Alessandra, unir artistas e coletivos de Araraquara que realizam atividades para a Cultura Negra junto às oficinas, é um resgate fundamental no município, inclusive de equidade. "Que nossos artistas negros possam, nesse momento, trabalhar linguagens que valorizem e resgatem essa cultura de origem africana e afro-brasileira. Esta oportunidade de resgatar essa história tão pouco divulgada - e que precisa ser valorizada e reconhecida - é fundamental. Penso que é também um enfrentamento ao preconceito e à discriminação racial, no sentido de promover uma equidade por meio da Cultura Afro".

INSCRIÇÕES

Para as inscrições, o envio dos projetos será realizado exclusivamente pelo e-mail: oficinasedital@gmail.com , até o próximo dia 23 de abril. Não serão aceitas inscrições presenciais, nem por pendrive, envelope ou demais correspondências via Correios.

Todas as informações, inclusive dos arquivos necessários para inscrição, podem ser conferidas no edital que está disponível no site da Prefeitura de Araraquara, no campo "Editais da Cultura"
(http://www.araraquara.sp.gov.br/governo/secretarias/cultura/OFICINASCULTURAIS2021.pdf ).

Além de um "Arquivo de documentação", com dados pessoais do proponente, e do "Arquivo de habilitação", com descrição do projeto, é necessário apresentar um link no Google Drive desbloqueado, com vídeo de uma aula ministrada com 10 a 15 minutos de duração.

As propostas contratadas receberão o valor bruto de R$ 20,00 (vinte reais) por hora/aula, sendo as contratações feitas conforme a demanda de cada linguagem artística.

Visando a adequação aos protocolos sanitários impostos pela pandemia da COVID 19, os projetos devem considerar que as aulas poderão ocorrer em modalidade online (aulas remotas por aplicativos de celular), presencial ou ainda híbrida, abrangendo as duas possibilidades.  

Caberá à Secretaria Municipal de Cultura e Fundart a decisão pelas modalidades das aulas, de acordo com a demanda e as possibilidades apresentadas durante este ano.
   

LINGUAGENS 

Além da linguagem aberta aos projetos de Cultura Negra, o edital também contempla: Arte-Performance; Artes Circenses; Artes Visuais (artes plásticas, grafitti e HQ's); Artesanato; Audiovisual (produção e edição de vídeos em aplicativos de celular); Dança (ballet clássico, dança de salão, sapateado, danças populares, danças urbanas e dança afro); Literatura; Música (canto, cavaquinho, percussão, viola caipira e violão); Produção Musical (criação e finalização de beats); e Teatro.

O edital deve selecionar no mínimo um projeto por cada linguagem e os resultados serão publicados na página dos Editais da Cultura no site da Prefeitura. Mais informações e esclarecimentos sobre o edital 002/2021 podem ser obtidos por meio do email oficinasedital@gmail.com .

SERVIÇO:

Inscrições para projetos no formato de Oficinas Culturais

Período: até 23 de abril

Linguagens: Apoio e promoção das culturas negras; Arte-Performance; Artes Circenses; Artes Visuais (artes plásticas, grafitti e HQ's); Artesanato; Audiovisual (produção e edição de vídeos em aplicativos de celular); Dança (ballet clássico, dança de salão, sapateado, danças populares, danças urbanas e dança afro); Literatura; Música (canto, cavaquinho, percussão, viola caipira e violão); Produção Musical (criação e finalização de beats); e Teatro


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON