Publicidade

lazerecultura

Dia da Música: conheça cinco artistas de Araraquara

Músicos e musicistas da cidade são destaques internacionais e levam o nome da Morada do Sol mundo afora

| ACidadeON/Araraquara -

A cantora araraquarense Liniker lançou disco com participação de Milton Nascimento (Foto: Divulgação /Elle)

Araraquara tem tradição de excelentes artistas e músicos que brilham pelos palcos mundo afora. No dia da Música, comemorado nesta segunda-feira (22), a reportagem do ACidadeON Araraquara apresenta alguns artistas da cidade que você precisa conhecer. 

1 -  LINIKER
A cantora araraquarense Liniker dispensa maiores apresentações. Dona de uma voz inconfundível e muito talentosa, a cantora possui parcerias com Milton Nascimento, entre outros medalhões da música brasileira. Mulher negra trans, é referência e influência para comunidade LGBTQIA+. 

Lançou seu último disco em outubro "Indigo Borboleta Anil", muito bem recebido pela crítica musical especializada. Foi destaque em painéis da Time Square, em Nova York, e foi capa da revista Elle. Também estreou nas telas como a protagonista trans Cassandra, em "Manhãs de Setembro".  

 

2-  CARRAPICHO RANGEL

Mais um músico  talentoso da Morada do Sol. O bandolinista araraquarense Carrapicho Rangel começou na escola de samba do Yolanda Ópice aos 7 anos e hoje é reconhecido internacionalmente. 

Multinstrumentista, ele toca bandolim, cavaquinho, violão e outros instrumentos de percussão. É considerado um dos melhores instrumentistas do país. Tem vários discos gravados e participações em inúmeros festivais do Brasil e exterior. 

 

3 -  PAULO MARTELLI
Considerado um dos gênios do violão brasileiro, o araraquarense Paulo Martelli se especializou fora do país e tem vários discos gravados, além de prêmios acumulados. Idealizou o Movimento Violão no Brasil, é um dos principais intérpretes de violão de 11 cordas do mundo. 

Hoje ele leciona na Fundação Magda Tagliaferri/Cultura Artística e também como professor substituto na Unesp. Na pandemia, realizou a série "Nós no violão" em seu canal do Youtube onde explica de forma didática assuntos relacionados ao instrumento. 

 

4 - CARAMELOWS
Soul, funk setentista, groove, jazz e rock fazem parte do caldeirão sonoro dos Caramelows, banda de Araraquara que acompanhou a cantora Liniker até 2020.

No decorrer de 2020, a banda de Araraquara lançou o single triplo "Melows em Casa" com colaborações da rapper espanhola Indee Styla em "Siente el calor", com a moçambiacana Selma Uamusse em "Pote de cores" . No último dia 12 de novembro, a banda lançou o single "Sozinho" junto ao cantor Edoux. 

Os Caramelows já participaram de diversos festivais nacionais e internacionais, e são uma das bandas mais requisitadas da cidade em parcerias e projetos (inter)nacionais.

 

 5 - MANU CAVALARO

Cantora, compositora, pianista, intérprete, Manu Cavalaro é uma potência. Filha de músicos, iniciou na música aos 8 anos. De lá pra cá são mais de 15 anos de carreira e atuou com importantes nomes da música brasileira, como Itiberê Zwarg, Renato Braz, entre outros. 

Manu também é criadora de conteúdo digital sobre canto e possui centenas de alunos pelo mundo afora em cursos de canto online. 

Neste ano lançou seu último disco, o álbum "Canções Para Iluminar o Mundo", com músicas escolhidas a dedo que apresentou em várias lives durante a pandemia. 

 





Mais notícias


Publicidade