Publicidade

lazerecultura

Semana de Incentivo à Leitura de Araraquara divulga obras selecionadas

Propostas têm duração de 5 a 20 minutos e apresentam o tema É Tempo de Esperançar, ações são voltadas ao público infanto-juvenil; confira projetos selecionados

| ACidadeON/Araraquara -


A jornada misteriosa de Layla está entre os selecionados (Foto: Divulgação)






A Semana de Incentivo à Leitura 2021, que irá fomentar ações voltadas ao público infanto-juvenil, já está com os projetos selecionados para a programação. Foram selecionados cinco projetos em formato de vídeo que buscam como conceito principal o incentivo à leitura.

Os selecionados são: "En)Cantar: histórias de infâncias", de Amanda Fernandes Rosa Bueno; "Um conto e outras coisas", de Bruna Vieira Ferreira; "Formigas Gigantes", de Hugo Machado de Oliveira; "Clube do Livro Colibri Faíscas do Universo", do Instituto de Estudo Sócio Culturais e Ambientais Colibri; e "A jornada misteriosa de Layla", de Tania Gomes Mendonça.

Os trabalhos têm duração de 5 a 20 minutos e apresentam o tema "É Tempo de Esperançar" - referência criada a partir dos trabalhos da Secretaria Municipal de Educação.  

Histórias contadas, leitura de trechos de obras, saraus e oficinas foram algumas referências disponíveis no edital de seleção para as propostas. Cada projeto aprovado receberá o valor bruto de R$1.000,00.

"Acredito na importância de disponibilizarmos este conteúdo ainda virtual a fim de chegarmos no máximo de estudantes possíveis. São trabalhos apurados com tônica na leitura pois está ação cultural é a porta de entrada para o jovem cidadão reconhecer a cultura como um bem universal", aponta o coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca.

Em breve, a Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart divulgarão a data do evento.

Conheça um pouco mais dos projetos selecionados:

 "En)Cantar: histórias de infâncias", de Amanda Fernandes Rosa Bueno

Amanda Rosa deu início ao projeto autoral "En)Cantar: histórias de infâncias" em janeiro deste ano e, assim, vem criando um espaço de conteúdos para crianças, com crianças e sobre crianças, e que busca acessar as infâncias que todas as pessoas carregam, independentemente da idade. Através de histórias escritas, contadas, cantadas, ilustradas e de linguagens artísticas diversas procura valorizar aquilo que as crianças produzem e fazê-las acessar conteúdos culturais de qualidade.

Ficha técnica:
Amanda Rosa: artista, educadora e pesquisadora
Guilherme Garboso: produtor musical
Bruno Marques: fotógrafo e videomaker
Isabel Giamarino Moreira: produtora, atriz e arte-educadora

"Um conto e outras coisas", de Bruna Vieira Ferreira

Um homem rico e cheio de posse decide pedir a Exu que o livre da viagem inevitável na companhia de Ikú. Bruna ou Inaraí apresenta o conto "O Avarento e a Morte", de Adilson Martins, mostrando como todo objeto é brinquedo para imaginação.

Ficha técnica:
Roteiro e performance: Bruna ou Inaraí
Produção audiovisual e fotografia: O Eremita

"Formigas Gigantes", de Hugo Machado de Oliveira

"Formigas Gigantes" é uma apresentação artística a partir da leitura da obra "As serpentes que roubaram a noite - e outros mitos", escrita por Daniel Munduruku. 

Entre os objetivos do trabalho destacam-se: a discussão da temática indígena através de uma apresentação e leitura que contemplem o universo infanto-juvenil; a criação de imaginários sobre a potência presente nos livros, incentivando durante a cena a obtenção do hábito de ler, para os jovens; o desenvolvimento de uma apresentação lúdica e dinâmica, própria para a gravação e pelas câmeras e distribuição pelos ambientes virtuais - de maneira sensível, assertiva e com respeito.

Ficha técnica:
Idealização e Apresentação: Vitorugo e Vitor Matheus
Musicalização: Gabriel Campos

"Clube do Livro Colibri Faíscas do Universo", de Instituto de Estudo Sócio Culturais e Ambientais Colibri

O "Clube do Livro Colibri - Faíscas do Universo" propõe, por meio da leitura interpretada de poemas, um exercício do pensar e refletir sobre os atuais acontecimentos sobre o mundo que nos cerca, com a leitura de seis poemas da autora Regiane Margonar Reis executadas pela atriz Nerita Pio.

O alimento da arte como esperança de fortalecimento da luta cotidiana, ancorada no fazer, nutrindo e alimentando sonhos. Ainda que doa, é tempo de primavera, ousemos plantar! Incentivar o prazer pela leitura é semear sonhos e fortalecer o exercício da cidadania.

Ficha técnica:
Mediadora de Leitura: Nerita Pio
Direção: Bernadete Passos
Edição: Instituto Colibri

"A jornada misteriosa de Layla", de Tania Gomes Mendonça

"A jornada misteriosa de Layla" é a história tradicional de uma princesa que depois de viver muito tempo isolada em seu palácio com altos muros de vidro descobre o amor e se apaixona por um belo príncipe que sempre desaparece misteriosamente. Depois de alguns encontros e desencontros, Layla decide sair em busca daquele rapaz. O jovem, no entanto, sofre de um encantamento e somente a realização de alguns desafios pode desfazer o feitiço.

Desafios, reviravoltas e persistência marcam essa narrativa de uma moça determinada a conquistar seus objetivos. Desenhos, ilustrações e os contadores de histórias irão compartilhar essa linda narrativa para todos os interessados em participar de um momento de escuta e reflexão coletiva.

Ficha técnica:
Adaptação do Texto: Tânia Gomes Mendonça e Rafael Muniz Pacchiega
Ilustrações: Tânia Gomes Mendonça
Atores/Narradores: Tânia Gomes Mendonça e Rafael Muniz Pacchiega
Direção: Tânia Gomes Mendonça e Rafael Muniz Pacchiega
Edição e Produção: Morada das Histórias

Mais notícias


Publicidade