Publicidade

lazerecultura

Araraquara celebrará o Dia da África no domingo (22)

Programação visa integrar a comunidade acadêmica africana com a comunidade negra brasileira; degustação, roda de conversa e danças afro serão apresentadas

| ACidadeON/Araraquara -

 

Dia da África ganha programação especial antecipada em Araraquara no domingo (22)  (foto: Divulgação) 

 

 

 

 

 

 

 



Araraquara celebrará o Dia da África no próximo domingo (22) de forma antecipada. Anualmente a data é comemorada no dia 25 de maio, aniversário da Organização da Unidade Africana (OUA).  

A Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais desenvolveu uma programação que será oferecida durante toda a tarde no Centro de Referência Afro "Mestre Jorge", que fica na Rua Mauá, 377, Centro.

A programação terá início às 12h30 com uma degustação da culinária africana. Será oferecido caldo de mancarra, que é um dos pratos mais comuns e típicos da culinária da Guiné-Bissau.  

Vale salientar que mancarra é o nome guineense para o clássico amendoim, grão que é um dos alimentos mais encontrados no país. Às 14h30, será realizada uma roda de conversa com o tema "Brasil & África".  

Já às 16h30 haverá uma apresentação cultural afro sob a coordenação da coreógrafa araraquarense Sabrina Kelly e dança do ventre afro com a professora Faby Guedes.  

A programação conta com a participação e colaboração dos universitários africanos da Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos e Região (CAASCAR).

A coordenadora municipal de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, destaca o propósito da agenda.  

"O objetivo dessa programação é integrar a comunidade acadêmica africana com a comunidade negra brasileira, além de todas as pessoas que tenham interesse em desconstruir uma África imaginária e ressignificar a visão de uma história que foi erroneamente contada. A participação de professores e educadores será de suma importância no sentido de aprimorar uma educação antirracista. Em Araraquara, temos instituído a Semana Municipal da África visando promover a unidade, a integração, a solidariedade e a coesão entre os povos africanos, como forma de gerar a interconexão entre nossos países", ressalta.

Os interessados em participar da programação devem confirmar presença pelos telefones (16) 99626-9466 e 3322-8316.

PROGRAMAÇÃO DIA DA ÁFRICA

Domingo, 22 de maio

12h30 Degustação da culinária africana

14h30 Roda de conversa Brasil & África;

16h30 Apresentação cultural afro e dança do ventre afro




Publicidade