Aguarde...

vidaeestilo

Instituto de Química da Unesp ganha geladeiroteca

Ideia é incentivar a leitura e estimular a troca de conteúdo

| ACidadeON/Araraquara

ACidade ON - Araraquara
Geladeiroteca fina no salão de jogos do Diretório Acadêmico Waldemar Saffioti (Daws)

 

Uma geladeira velha, livros e uma vontade imensa de difundir cultura e conhecimento. Com esses ingredientes simples é que um grupo de alunos do Diretório Acadêmico Waldemar Saffioti (Daws), do Instituto de Química da Unesp, com sede no Quitandinha, em Araraquara, conseguiram a receita ideal para disseminar a sabedoria dos livros. A geladeiroteca, como foi chamada, está instalada no salão de jogos do DAWS.

Qualquer pessoa pode retirar um livro gratuitamente. O ideal é que ao levar um título ele contribua deixando outro, dessa forma a geladeira nunca fica vazia e ocorre uma troca de conhecimento entre os usuários. A utilização da geladeiroteca não tem muitas regras, as pessoas não têm prazos para devolver ou trocar os títulos, vai da consciência de cada um.

Para que o projeto começasse com um acervo grande foi feita uma campanha de arrecadação de livros. Eles foram catalogados e inseridos no projeto. Cada título ganhou um código único que pertence somente àquele exemplar, com esse código o leitor pode entrar no site www.bookcrossing.com e escrever sobre o que achou da obra. A avaliação, que deve ser acompanhada de dados como a cidade onde o leitor se encontra, ajuda os futuros leitores na hora de decidir o que levar para ler.

A geladeira foi doada pela professora Luciana Massi, que também idealizou o projeto e ajudou em todo processo de implantação. A Letraria, representada pela também professora Fernanda Massi, colaborou com a decoração da geladeiroteca.
 

Mais do ACidade ON