Aguarde...

vidaeestilo

Série estátuas: Bento de Abreu, o desbravador dos sertões

Saiba mais da história de Bento de Abreu Sampaio Vidal; estátua em sua homenagem fica na Fonte Luminosa

| ACidadeON/Araraquara

Estátua em homenagem à Bento de Abreu foi construída na Avenida que também leva seu nome (Foto: Arquivo/ON)
 
Você conhece as estátuas de Araraquara? Onde estão e quem elas representam? O portal ACidadeON resgata, a partir desta quinta-feira (21), a história delas, que ajudam a contar também a história de Araraquara.

Vamos começar pela estátua de Bento de Abreu Sampaio Vidal, que está na Avenida que leva o seu nome, na região da Fonte Luminosa, em Araraquara. 
 
A estátua fica na frente do Ginásio de Esportes 'Castelo Branco´e ao lado da sede da Controladoria de Transportes de Araraquara (CTA).  


Bento de Abreu foi político e grande articulador de cidades. Ficou conhecido como desbravador dos sertões.  

"Bento de Abreu é um homem essencial na história de Araraquara. Ele se uniu com outros políticos da época, como Carlos Batista Magalhães e Major Dario de Carvalho e também contava com o apoio dos fazendeiros, que detinham o poder econômico e cujo objetivo era reconstruir a cidade", conta o historiador Hamilton Mendes.

Foi como deputado e também presidente da Câmara de Araraquara, que Bento de Abreu ajudou na contratação de um escritório de arquitetura de São Paulo (o mesmo que desenhou o Teatro de São Paulo) para remodelar Araraquara. "Podemos dizer que Araraquara é uma cidade planejada graças a Bento de Abreu. A cidade foi pensada, com ruas largas, planas e com muitas árvores", diz Mendes.

A biografia feita pela Câmara Municipal de Araraquara diz que Bento de Abreu, como homem público realizou melhoramentos que tornaram Araraquara uma cidade modelo no Interior do Estado, com calçamento das vias públicas, iluminação, águas e esgotos, hotel, clube, estádio municipal entre outros.

Mais do ACidade ON