Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

Política

Eleitores têm até está quinta para justificar ausência no 1º turno

Movimento dos cartórios da região de Araraquara já é maior; eleitor precisa comprovar o motivo que o impediu que votasse

| ACidadeON/Araraquara

Prazo para justificar ausência do primeiro turno das eleições termina nesta quinta-feira (06).
 

Eleitores que deixaram de votar no primeiro turno das eleições 2018 têm até esta quinta-feira (06) para procurar o Cartório mais próximo para ficar em dia com a Justiça Eleitoral. Caso o eleitor não justificar a ausência, pode ter o título cancelado e por consequência ser impedido de obter passaporte, carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter alguns tipos de empréstimos. 

Cleide do Carmo Silva, chefe da 13ª Zona Eleitoral de Araraquara, explica que o eleitor precisa ficar atento para não perder o prazo e se complicar. Ela também explica que para efetuar a justificativa o eleitor deve comprovar o porque estava impossibilitado de comparecer em seu local de votação no dia da eleição.

"Comprovante de pedágio, passagem de viagem, atestado médico, ou seja, qualquer documento que comprove a impossibilidade de ir ao local de votação. Quem justifica não paga multa. Só recolhe a multa os eleitores que não justificam e não comprovam a impossibilidade", explica.  

O prazo termina nesta quinta-feira e após essa data não será possível regularizar a situação do primeiro turno junto à Justiça Eleitoral sem o pagamento de multa. "A multa é de R$ 3,50 para cada turno, mas é importante destacar que este valor vai para o fundo partidário. Então ele é dividido para todos os partidos políticos. É importante justificar e não recolher a multa.  

Os cartórios funcionam a partir das 12 horas até às 18 horas para atendimento ao público. Em Araraquara são duas unidades, sendo a 13ª Zona Eleitoral, localizada na Rua Itália, 1673, no Centro. Já a 385ª Zona Eleitoral, fica na Alameda Paulista, 2.380, no Jardim Viaduto. 

Segundo turno 

Os eleitores que deixaram de votar apenas no segundo das eleições tem um prazo diferenciado e também devem ficar atentos ao prazo para justificativa, que são até 60 dias após a realização da eleição, ou seja, 27 de dezembro.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook