Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

Política

Faro Fino: Em resposta a 'centrão', Patriota, PSL e Podemos firmam acordo visando 2020

Trio partidário pode caminhar junto nas eleições do ano que vem; apesar disso, PSL confirma candidatura própria

| ACidadeON/Araraquara

Objetivo do grupo é unir forças para eleição de outubro do ano que vem.


Movimentação intensa

Menos de doze horas depois do 'centrão' araraquarense - MDB, PRB e PSD -, anunciarem que vão seguir juntos em 2020 e afirmarem que estariam flertando com o Patriota, o partido de Luis Cláudio Lapena, anunciou uma espécie de união com o PSL e Podemos visando à disputa eleitoral do ano que vem. Uma reunião entre as legendas ocorreu nesta sexta-feira (7) e, segundo Pedro Monteiro, presidente do Patriota, tirou a diretriz de construir um grupo capaz de oferecer uma alternativa política ao eleitor.  

Estopim
O estopim para o anúncio seria a fala do presidente do PSD, Antonio Gabriel, de que o Patriota teria uma simpatia pela união com o 'centrão'. Segundo Pedro Monteiro, PSL, Patriota e Podemos vinham conversando sobre um projeto para a cidade há algum tempo, porém, o líder partidário assume que a fala de Gabriel antecipou o anúncio de que as legendas vão caminhar juntas em 2020.  

Opções
Tanto Patriota, quanto PSL vinham defendendo candidaturas próprias à Prefeitura de Araraquara. De um lado estaria o ex-vereador Lapena, que está se desligando do PSB e deve desembarcar no dia 19 de junho na legenda. De outro, o PSL mantém a sete chaves o nome de quem apresentaria como pré-candidato em 2020. Segundo o presidente da sigla, o postulante do PSL seria um "coronel de três estrelas", da ativa da Polícia Militar. Um empresário também é cotado.   

LEIA TAMBÉM 

Faro Fino: MDB, PRB e PSD oficializam união e flertam com Patriota 

Sem coligações, partidos intensificam 'temporada de caça' a pré-candidatos 

'Nem PT, nem PSDB', garante Boi sobre rumos do MDB na eleição de 2020 

De olho na disputa pela Prefeitura, Lapena vai trocar PSB pelo Patriota 

Centrão de Araraquara anunciou união para 2020. (Foto: Walter Strozzi/ACidade ON)

'Temos candidato próprio'
Procurado, o presidente do PSL Marcos Custódio disse à coluna que o partido mantém firme a candidatura própria na eleição do ano que vem. "O PSL vai lançar seu candidato próprio e o Patriota tem o candidato deles. E vai depender do cenário, lá na frente vamos avaliar o que fazer. Temos um projeto de resgate da cidade, e não vamos abandonar", afirma. Custódio disse ainda que caso haja uma união, ela se dará com partidos menores, não tradicionais.  

Novidade
O Podemos em Araraquara ainda não teria sido oficializado. Em uma procura pelo site do Tribunal Superior Eleitoral não é possível encontrar órgão partidário na cidade, porém, a ideia de um grupo, oriundo do PHS - que se fundiu ao Podemos -, é fazer o lançamento em breve do núcleo araraquarense. Segundo o presidente, Welton Travessolo, existem três pré-candidatos a prefeito, porém, a tendência é de que sigam Lapena.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON