Aguarde...

Política

Faro Fino: Câmara aprova crédito e Araraquara terá 18 câmeras 'dedo duro'

Legislativo aprovou compra de oito, que vai se somar a quatro existentes e outras seis que ainda serão instaladas

| ACidadeON/Araraquara

Medida foi discutida na Câmara, nesta terça-feira (11). (Foto: Divulgação/Câmara)
 

Câmeras 'dedo duro'
A Câmara de Araraquara aprovou, durante sessão ordinária, nesta terça-feira (11), o crédito adicional especial no valor de R$ 565,7 mil para a aquisição e instalação de oito câmeras de vídeo monitoramento com capacidade para ler e identificar placas de veículos, as chamadas câmeras 'dedo duro' - que emitem um alarme indicando se o veículo é roubado ou furtado. Com a nova aquisição, a segurança pública municipal pretende chegar ao número de 18 câmeras nas diferentes saídas da cidade. 

Quatro em funcionamento
Segundo o Secretário de Segurança Pública, Coronel João Alberto, atualmente estão em funcionamento quatro equipamentos em duas entradas e saídas de Araraquara. Outras seis câmeras 'dedo duro' estão aguardando para serem instaladas, além das oito que tratam o projeto aprovado pelos vereadores nesta terça. A coluna perguntou onde elas seriam instaladas, porém, o secretário disse que "por questão estratégica não seria conveniente divulgar os locais".  

Faltou combinar
Mas, durante a sessão, o líder do Governo, Paulo Landim (PT), disse que os equipamentos serão instalados em quatro pontos de Araraquara - na Rua Domingos Zanin, na Avenida Padre José de Anchieta, na Avenida Padre Francisco Salles Coulturato e na entrada da SP-255. "O convênio do município com o governo estadual permite que as policiais recebam informações de inteligência, sem que seja necessário operar o sistema a todo momento", afirmou. Faltou combinar com o time...  

Líder do Governo, Paulo Landim (PT), falou sobre os pontos onde serão instaladas câmeras 'dedo duro'. (Foto: Divulgação/Câmara)

Contratações na saúde
A Prefeitura foi autorizada a alterar seu Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos (PCCV), para criar 32 novas vagas ao cargo de Agente Comunitário de Saúde. Segundo a justificativa, a medida visa atender a demanda de abertura de novas unidades de saúde em diferentes pontos da cidade.  

Inclusão de calendário
Os vereadores aprovaram duas inclusões no Calendário de Eventos do Município. O primeiro, de autoria do vereador Toninho do Mel (PT) criou o Dia Municipal do Pedagogo, a ser comemorado anualmente em 20 de maio. Já o vereador Zé Luiz (PPS), propôs a criação do Dia Municipal do Psicopedagogo, para ser celebrado anualmente em 12 de novembro. Ambos foram aprovados e discutidos por ao menos 30 minutos. 

Chamou atenção
Aliás, neste ponto chamou a atenção duas coisas. A primeira foi o discurso acalorado de Toninho do Mel (PT) ao defender sua proposta e a si mesmo, uma vez que falou sobre a perseguição que sofreu por falar errado. Já a outra curiosidade, foi a ausência de Zé Luiz (PPS) exatamente na hora da votação de sua propositura. Vai entender.

Mais do ACidade ON