Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Política

MDB pode expulsar vereador por votar a favor do Governo

Magal Verri teria votado a favor do programa Lotes Urbanizados, contrariando decisão partidária; caso está no Conselho de Ética

| ACidadeON/Araraquara

Magal Verri (MDB) teria votado a favor do programa Lotes Urbanizados, contrariando o partido. (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)


O vereador Magal Verri (MDB) pode ser expulso do partido por ter votado favoravelmente a uma proposta da Prefeitura que tramitou na Casa de Leis, que institui o programa Lotes Urbanizados. O tema ainda será analisado pelo Conselho de Ética da legenda e deve ter um desfecho em até 30 dias. 

Segundo o presidente do partido em Araraquara, Aluisio Braz, o Boi, a executiva municipal decidiu, por seis votos a três enviar o caso do vereador ao Conselho de Ética para decidir como ficará sua situação depois de ter descumprido uma determinação - MDB fechou questão, ou seja, os parlamentares pelo estatuto partidário são obrigados a acompanhar a decisão - de que a legenda seria contrária à medida. 

"Na primeira reunião sobre esse assunto fechamos questão contrários e demos chance do próprio vereador Magal [Verri] abrir o voto dele, definir se estava a favor e ficou quieto. Ficou definido de ninguém votar a favor sem uma nova reunião. Tiveram outros fatos, mas essa foi a gota dágua. O vereador tem livre arbítrio, tanto que ele votou, mas também tem as consequências", explica. 

O parlamentar pode, depois de apurado o caso e seja essa a decisão do Conselho de Ética, receber desde uma advertência, até mesmo ser expulso da legenda, podendo acarretar em uma possível perda do mandato. 

"O Conselho de Ética vai servir pra isso, ouvir os membros do partido que estão contrários a essa postura do vereador, mas também dá o direito dele se posicionar, dizer se quer ficar e disputar a eleição pelo MDB. Na melhor das hipóteses ter uma carta de advertência e enquadramento pra ele se alinhar, porque não existe mandato sem partido", finaliza. 

Procurado, o vereador Magal Verri disse que não vai se pronunciar sobre o assunto.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON