Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Política

Conselho de Ética recebe novos ofícios para investigar vereadores

Pedidos pedem análise de casos envolvendo os vereadores Elton Negrini (PSDB) e Edson Hel (Cidadania)

| ACidadeON/Araraquara

Câmara Municipal de Araraquara (Foto: Amanda Rocha)


Novos pedidos
O Conselho de Ética da Câmara de Araraquara recebeu novos pedidos para investigar ações de vereadores. Em meio à análise do caso envolvendo Zé Luiz (Cidadania) em possível irregularidade no pedido feito por ele de empréstimo de mesas, cadeiras e tendas da Prefeitura para uso em uma festa particular, os membros do órgão interno do Legislativo devem apurar ações envolvendo Edson Hel (Cidadania) e Elton Negrini (PSDB). 

Comissão OAB
A Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Araraquara enviou um documento à Câmara questionando a participação do vereador Edson Hel em uma cavalgada para celebrar o Dia de Nossa Senhora Aparecida, no último dia 12. Acontece que durante o evento houve participação de carroças, o que é proibido por uma Lei Municipal e a comissão questiona o fato do vereador ter o papel de fiscalizar a aplicação das leis. 

Apurar o caso
De acordo com a presidente do CPDA da OAB, Carolina Galvão, o pedido foi endereçado à presidência da Câmara para apurar se a conduta do vereador configura algum tipo de infração, uma vez que a Lei está em vigor na cidade desde 2016 e há dificuldades na fiscalização e cumprimento dela. "Vimos várias fotos do vereador, que é representante do Legislativo em um evento em que tinha carroças, o que não é coerente. Nos espantamos diante disso e mostramos a nossa indignação", afirma.  

Como delegado
Em relação a Elton Negrini, a denúncia, segundo apurado, seria por uma ação realizada por ele enquanto delegado de Polícia a pedido da Vigilância Epidemiológica para retirada de inservíveis de uma área no Parque Gramado. A Prefeitura teria solicitado para que o responsável fizesse a retirada mais de uma vez e como não houve resposta, solicitou apoio da Polícia Civil para fazer o trabalho. 

Fala, presidentes
Procurado, o presidente da Câmara, Tenente Santana (MDB) confirma o protocolo de ambos os documentos e que encaminhará para análise do Conselho de Ética do Legislativo. Já o presidente do órgão, José Carlos Porsani (PSDB) disse que ainda não havia recebido os documentos, porém, assim que chegasse apresentaria aos pares para discussão.  

Fala, Edson Hel
Ao ACidade ON, a assessoria de Hel disse que ele teria sido convidado para participar do evento e receber uma homenagem por ser apoiador das ações da Igreja Nossa Senhora Aparecida. "Não estamos entendendo o argumento, porque ele não patrocinou o evento, pois é da igreja, aberto, uma cavalgada tradicional, entrou uma carroça no meio, porque o vereador estava lá ele tem a culpa de ter entrado? Quem tem que cuidar disso seria a Prefeitura com seus agentes, afinal, tinha agentes públicos lá, a Guarda estava lá. O vereador não concorda com nenhum tipo de maus tratos aos animais, estão querendo colar nele essa pecha", disse.   

VEJA FOTOS DA CELEBRAÇÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA:


Fala, Elton Negrini
Já Elton Negrini disse que a ação que está sendo questionada em ofício foi feita enquanto exercia a função de delegado de Polícia a frente do 4º Distrito Policial de Araraquara. "Esse caso é de um rapaz que estava invadindo uma área da Prefeitura e autorizou a remoção de umas coisas dele do local. Ele inclusive me xingou e vou entrar com um processo contra. Não tem a ver com minha função como vereador, mas sim de delegado", explica. 

Oitivas seguem
As oitivas em relação ao caso envolvendo o vereador Zé Luiz seguem na Câmara. Ao todo já foram feitos três encontros para ouvir pessoas que possam contribuir para esclarecer se houve ou não irregularidades no pedido de empréstimo de materiais da Prefeitura. Na segunda-feira (21) novas pessoas devem ser ouvidas e a expectativa, segundo apurado, é de que até o fim da próxima semana os trabalhos avancem e o parlamentar possa ser ouvido.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON