Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Política

Secretário faz vistoria no Bartolomeu e fala sobre concessão

João Otaviano de Machado Neto estava acompanhado de lideranças políticas da cidade e participou de encontro no DER para falar de programa das vicinais

| ACidadeON/Araraquara

A concessão do aeroporto Bartolomeu de Gusmão e as obras de recuperação nas vicinais da região foram os temas da visita do secretário estadual de Logística e Transportes, João Otaviano de Machado. Ele estava acompanhado do vice-prefeito, Damiano Neto e representantes do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP). 

Às vésperas de voltar a receber voos comerciais - Azul volta a operar na cidade no próximo dia 17 -, o aeroporto local passa por estudos para ser privatizado pelo Governo de São Paulo. Durante a visita, João Otaviano pôde conferir as diferentes melhorias que foram realizadas para que o local pudesse voltar a operar voos regularmente. 

"A primeira coisa foi à preparação do aeroporto para retomar os voos regionais e isso vai acontecer agora a partir do dia 17, quando a Azul começa a operar aqui com algumas frequências. Este é o primeiro passo no sentido de privatização do aeroporto. Nós estamos estudando através do Daesp e uma empresa foi contratada junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento para definir o modelo de privatização", disse.   

João Octaviano Machado Neto, secretário dos transportes (Foto: Amanda Rocha)

A terceirização dos aeroportos paulistas é uma das prioridades do Governador João Dória (PSDB) para o ano que vem depois que neste ano houve um aceno com a redução de impostos para fomentar novos voos regionais no Estado. A previsão da secretaria de Logística e Transportes é concluir os estudos até o fim do mês para traçar qual será o modelo de concessão dos 22 aeroportos que o Estado administra.  

"Nossa expectativa é de que a iniciativa privada venha concorrer para operar esses aeroportos e aí crie uma outra dimensão, porque terão o interesse em aumentar as frequências desses aeroportos. Estamos trabalhando, a expectativa é que até o fim do mês tenhamos essa modelagem e no início do ano que vem comece os processos de oitivas nas audiências públicas para que possamos ir até o limite da privatização até o fim do ano que vem", defende.  

VEJA FOTOS DO AEROPORTO BARTOLOMEU DE GUSMÃO: 


Para que a Azul pudesse operar em Araraquara, o Daesp promoveu diferentes ajustes no terminal de passageiros do Bartolomeu. Agora, na quarta-feira (11) começa a última parte, que será a sinalização horizontal da pista. 

"Foram feitas melhorias internas no Terminal, aumentar a sala de embarque, os dispositivos de raio-X, o portal pra você detectar metais, toda a parte de ar condicionado e na pista todos os requisitos de segurança da ANAC para que ela desse autorização. Fizemos todos os investimentos necessários para deixar o aeroporto completamente funcional nas normas da aviação nacional, de maneira que você possa já começar a operar enquanto nós estamos do outro lado trabalhando no processo de privatização", afirma.   

Secretário dos Transportes de São Paulo, testou o detector de metais do aeroporto (Foto: Amanda Rocha)

Modernização das vicinais
A visita do secretário a Araraquara também foi para discutir o programa de recuperação das vicinais. Ao todo, os investimentos na modernização das estradas paulistas chegarão a US$ 500 milhões. Para conseguir atender todas as regiões do Estado, o DER fez um levantamento e classificou as vicinais. Agora, segundo o secretário, resta apenas a conversão do recurso para que os projetos sejam rediscutidos com os prefeitos e as obras iniciadas.  

O levantamento preliminar do DER aponta como prioritárias obras em 320,36 quilômetros da região atendida pelo DR4, em Araraquara. O órgão ainda não informa quais serão as vicinais que estão no planejamento, o que deve ser divulgado em breve.

Mais do ACidade ON