Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Política

32 mil araraquarenses começam novo ano com biometria pendente

Dos 176 mil eleitores da cidade, 144 mil regularizaram situação junto a Justiça Eleitoral; veja como regularizar

| ACidadeON/Araraquara

Biometria é obrigatória em Araraquara (Foto: CBN/Araraquara)

Ao menos 32 mil eleitores de Araraquara começam o novo ano com a biometria pendente. Os dados são da Justiça Eleitoral e mostram que dos 176 mil eleitores da cidade, apenas 144 mil regularizaram a situação e estão aptos a votar nas eleições 2020.  

A reativação do título de eleitor pode ser feita a partir de terça-feira (7) e os cartórios funcionam em horário reduzido no mês de janeiro, das 12 às 17 horas. Em Araraquara são duas zonas eleitorais, no Centro, 13ª, localizada na Rua Itália, 1.673 e na Vila Xavier, 385ª, na Alameda Paulista, 2.380. A partir de maio, os títulos só poderão ser regularizados após as eleições de outubro.  

Rodrigo Argenti, responsável pela 385ª zona eleitoral fala sobre biometria. (Foto: Gabriela Martins/ACidade ON)


O analista judiciário, Rodrigo Jardim Argenti, responsável pela 385ª Zona Eleitoral, explica que o eleitor que não fez o cadastramento no ano passado pode procurar o cartório para reativar o título eleitoral. Porém, caso não cumpra o novo prazo, que vai até 6 de maio, Argenti alerta que o eleitor terá dificuldades para solicitar diferentes documentos.  

"Quem permanecer com o título cancelado não obterá certidão de quitação eleitoral, não poderá votar nas próximas eleições, obter empréstimos em bancos públicos, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino, abrir empresas, dificuldade para conseguir emprego e pode ter restrição também no seu CPF. Pedimos que os eleitores compareçam com documento com foto e o comprovante de endereço", explica.  

O cadastramento biométrico é obrigatório a todos os eleitores em idade abaixo de 70 anos. Já os que possuem idade acima de 70 anos devem fazer o cadastramento biométrico apenas se tiverem interesse em continuar participando das eleições.

Mais do ACidade ON