Aguarde...

Política

Marcelo Barbieri é ventilado como pré-candidato à Prefeitura

Ex-prefeito não confirma, porém, informação ganha força nos bastidores da política de Araraquara

| ACidadeON/Araraquara

Marcelo Barbieri (MDB) é ex-prefeito de Araraquara (Foto: Arquivo)

Barbieri, o retorno
Ganha força nos bastidores da política a informação de que o ex-prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri (MDB), pode disputar as eleições de 2020 como pré-candidato à Prefeitura. O emedebista não confirma, porém, segundo apurado, o assunto movimenta não só o MDB, como o PSDB. É que conversas estariam sendo feitas para que as legendas caminhem juntas em outubro. A tendência é que Republicanos e o PSD estejam nessa composição, já que anunciaram a construção de um bloco com o MDB no ano passado visando 2020.  

Matemática
Com base no desempenho eleitoral de 2016, somado a pesquisas internas, as legendas fazem a leitura de que somente a união de forças pode colocá-las em condições de disputar com o prefeito Edinho Silva (PT). Com isso, procuram internamente nomes capazes de angariar maior preferência junto aos eleitores e Marcelo Barbieri seria um deles. Ainda nesta leitura, o ex-deputado estadual Roberto Massafera (PSDB) poderia ser o vice.  

'Suposição inviabiliza união' 
Procurado, Barbieri não confirma a informação de que disputaria as eleições de outubro. Como estava em compromissos em São Paulo, o ex-prefeito respondeu à coluna através de mensagens via aplicativo e disse que está "apoiando o MDB, que defende a união das forças no centro político sem imposição de nomes. Essa suposição inviabiliza a união que se busca", resume o posicionamento.  

Há conversas
À coluna, o presidente do PSDB, Jorge Bedran, confirma que a legenda conversa com o MDB sobre a conjuntura política de Araraquara. Porém, segundo ele, a definição de momento é que a legenda tenha candidatura própria ao sexto andar e que o nome seja o da ex-vereadora Edna Martins. Questionado sobre uma possível aliança com Barbieri, Bedran disse que oficialmente não tem conversa e que a pretensão do emedebista é nova.  

Não se intimida
Ainda nos bastidores, interlocutores próximos ao prefeito Edinho Silva (PT) garantem que ele não se intimida com a concorrência do ex-prefeito Marcelo Barbieri nas urnas. Aliás, no serpentário, uma das leituras é de que antes o concorrente direto ser da centro-esquerda, do que dar espaço para crescer apoio à direita radical.

Mais do ACidade ON