Aguarde...

Política

MP pede condenação de atual e ex-prefeito de Matão

Edinardo Esquetini foi denunciado por improbidade administrativa devido à nomeação de Luis Tadeo Gimenes para assessor especial da prefeitura

| ACidadeON/Araraquara

MP pede condenação de Edinardo Esquetini (PSB)
O Ministério Público do Estado de São Paulo pediu a condenação do atual prefeito de Matão Edinardo Esquetini e do ex-prefeito Luis Tadeo Gimenes por improbidade administrativa. Na ação, o MP denuncia a nomeação de Gimenes para o cargo de assessor especial da prefeitura. 

O ex-prefeito de Matão foi condenado por improbidade administrativa em 2005 e ficou inelegível e proibido de assumir cargo público, com base na lei da Ficha Limpa. Uma lei municipal de 2016 também proíbe nomeações de pessoas condenadas em decisões que não cabem recurso.  

"Era de conhecimento público e notório na cidade de Matão que o conhecido político e ex-prefeito Luis Tadeo Gimenes não preenchia os requisitos [para ser nomeado]", diz o MP na ação.
Em 2016, Gimenes também teve sua candidatura para vereador considerada inapta pela Justiça pelo mesmo motivo. Mesmo assim, no ano seguinte foi nomeado para o cargo de assessor especial do prefeito Edinardo Esquetini. 

O departamento jurídico da prefeitura de Matão disse que até o momento o prefeito Edinardo Esquetini não foi intimado pela justiça e não poderia se manifestar.
O ex-prefeito Luis Tadeo Gimenes não foi localizado para comentar o assunto. 

RELEMBRE
Luis Tadeo Gimenes foi condenado pela Justiça a pagar R$ 15 milhões de multa por descumprir um acordo referente à entrega de obras da estação de tratamento de esgoto do município, em 1993. A Justiça determinou a aplicação da multa em 1999, que deveria ser contabilizada desde 1995, data em que a obra deveria ter sido entregue. 

"A improbidade administrativa ocorre quando um agente público ou outros envolvidos acabam causando algum tipo de dano para a administração pública por meio de conduta inadequada", explica o analista de política, Bruno Silva.

Mais do ACidade ON