Aguarde...

Política

Fernando Fraga terá apoio de 16 pré-candidatos a vereador

Nomes foram definidos, nesta quinta-feira (10), durante convenção na Câmara

| ACidadeON/Araraquara

Padre Fernando Fraga (PTB) é pré-candidato a prefeito de Araraquara, vice é o doutor Herivelto (Foto: Amanda Rocha)
 

A dobradinha do PTB entre Fernando Fraga e doutor Herivelto, pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente, terá apoio de 16 pré-candidatos a vereador em Araraquara.  

A convenção aconteceu, na última quinta-feira (10), na Câmara e agora a legenda deve pedir o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral. Apesar dos nomes definidos, a campanha eleitoral começa somente em 27 de setembro.  



FIM DAS COLIGAÇÕES POTENCIALIZA NÚMERO
Com seis pré-candidaturas oficializadas até o momento, o número de pré-candidatos a vereador é superior a 300. Na análise do cientista político e colunista do ACidade ON, Bruno Silva, o aumento no número de candidaturas é natural, pois como não há coligação proporcionais - vedadas pela legislação eleitoral -, e com isso as legendas precisam se mobilizar para apresentar pré-candidaturas fortes para disputar a preferência dos eleitores em novembro.

"Devido à mudança na regra para a disputa das eleições com o fim das coligações nos pleitos proporcionais (vereadores) um dos impactos que poderá ser observado será o das explosões na quantidade de candidatos a vereador. Isso porque nessas eleições cada partido poderá lançar em sua lista de candidatos até uma vez e meia o total de vagas em disputa para a Câmara Municipal. Até as eleições de 2018 a coligação partidária podia lançar até duas vezes o total de vagas no Legislativo Municipal", defende.

Ainda de acordo com o cientista político, cientes de que a disputa para a Câmara é feita através de um mínimo de votos para obter uma cadeira no Legislativo, os dirigentes partidários organizam as listas para ter bons nomes e assim, impulsionar a votação.

"Se em 2016 já tivemos quase meio milhão de candidatos a vereador o Brasil, nesse ano podemos ultrapassar em muito essa quantidade. Neste sentido, o que veremos em Araraquara, provavelmente, será uma quantidade superior de candidatos a vereador quando comparado às últimas eleições municipais, que já foi de mais de 350 candidatos para 18 cadeiras", finaliza. 

 


CONFIRA A LISTA DE PRÉ-CANDIDATOS A VEREADOR PTB*:
1 - Alzemir Cezar da Silva Cezar;
2 - Anderson Alan dos Santos Corrêa (Alan do Posto);
3 - Anderson de Freitas (Anderson Karaokê);
4 - Andréa Borges da Costa (Andréa Costa);
5 - Antonio Fernando Cenciaro (Fernando Cenciaro);
6 - Benedicto Jacob de Oliveira Jacaré;
7 - Claudio Luiz Claudinho (Luiz Tio K);
8 - Dirce Siqueira Gimenez (Dirce Gimenez);
9 - Edison Lobo dos Santos (Lobão AutoEscola);
10 - Fernando Borges Magnani (Fernando Mineirinho);
11 - Gildazio Aparecido Lopes Gil (Eddy Mopphy);
12 - Idemar Jordão (Jordão Chaveiro);
13 - Marcos Rodrigues (Marcos Rodrigues);
14 - Natalina Pereira (Natalina Pereira);
15 - Paulo Sérgio Piffer (Paulo Piffer);
16 - Wilian Richard Zelanti (Wilian Zelanti - Chard).  

* A lista foi enviada pelo representante do partido, portanto, as informações são de responsabilidade do PTB.


Mais do ACidade ON