Aguarde...

Política

Empreendedorismo, educação e turismo serão pautas de Emanoel

Vereador do Progressista, de 25 anos, é o quinto entrevistado pelo ACidade ON

| ACidadeON/Araraquara

Emanoel Sponton (Progressista) teve 1.388 votos em Araraquara (Foto: Divulgação/Câmara)
 

Um mandato que defenda o empreendedorismo, a educação, turismo e políticas para a juventude. É assim que Emanoel Sponton, de 25 anos, define suas prioridades na Câmara.  

Eleito com 1.388 votos, Sponton preside a Associação de Moradores do Jardim das Hortênsias, vai cumprir o primeiro mandato. Também é guia de turismo e estudante de Administração.  

O parlamentar promete um mandato conectado com as demandas da população e afirma que parte da base do prefeito Edinho Silva (PT) na Casa de Leis.  

Emanoel Sponton é o quinto entrevistado, de 18 vereadores que responderão aos mesmos questionamentos. As entrevistas serão publicadas de segunda a sexta-feira.  

A ordem das publicações segue a votação recebida por cada um dos parlamentares nas urnas.   

Emanoel Sponton está em seu primeiro mandato como vereador (Foto: Divulgação/Câmara)

Confira a íntegra da entrevista com o parlamentar:  

ACidade ON: Na sua avaliação, qual deve ser o papel do Legislativo?  

Emanoel Sponton: Primeiro gostaria de agradecer a rádio CBN, assim como o Portal ACidade ON pela oportunidade de estar falando um pouquinho sobre a minha pessoa e como penso. Em minha opinião o papel do Legislativo é fiscalizar, criar leis e ser a voz do povo. O vereador é aquela pessoa que vai estar mais próximo da população nas regiões, comunidades e é ele quem vai ouvir o povo e levar essas dificuldades até o Executivo. Então vamos dizer que ele seja uma ponte de ligação entre a população e a Prefeitura. Acho que é essencial o vereador ir atrás de emendas e recursos para ajudar no crescimento da nossa cidade.  

ACidade ON: No que se identifica e porque está em seu partido?  

Emanoel Sponton: O Partido Progressista me recebeu de braços abertos e me identifico por sempre trabalhar por soluções não só na nossa cidade, Estado, mas também no País. Em porcentagem foi o partido que mais elegeu vereadores, sendo o segundo maior partido em número de prefeitos e vereadores, tendo a terceira maior bancada na Câmara Federal e também no Senado. É um partido que está em desenvolvimento, que tem tudo para crescer, além de ser de centro, sendo fundamental na minha escolha também, para que pudesse trabalhar. Acho que o diálogo é a melhor forma de fazer política, então essa questão do partido foi fundamental e por isso escolhi o Progressista.  

ACidade ON: Quais serão suas bandeiras neste mandato?  

Emanoel Sponton: A bandeira principal é o povo. Acho que é essencial a gente ouvir a população, fazer um trabalho voltado em atender as demandas, ver o que a população de Araraquara mais necessita. É fundamental fazer esse trabalho. Lógico que daremos ênfase a alguns setores, como no meu caso, que pretendo lutar pelo empreendedorismo, turismo, educação, em prol de pautas voltadas a juventude, que são áreas que pretendo trabalhar para o crescimento da nossa cidade e também para o desenvolvimento daqueles que mais necessitam.  

ACidade ON: O ano de 2021 ainda deve sofrer os impactos da pandemia, com filas na saúde e crescimento do desemprego e empobrecimento da população. Na sua avaliação, como a Câmara pode contribuir para amenizar estes impactos?  

Emanoel Sponton: Vivemos um momento muito difícil por conta da pandemia, que gerou uma crise mundial e agora estamos sentindo os efeitos dela, tanto na parte da saúde, como também economicamente. É um momento muito delicado, mas como vereador podemos correr atrás de emendas para ajudar o município nessa frente de combate ao coronavírus, assim como também incentivar os microempreendedores, pois o que mais vemos agora são aquelas pessoas que as vezes acabaram sendo mandadas embora de seus empregos e que no dia-a-dia vendem seus produtos, mercadorias pra levarem o sustento para suas casas. Então é uma área que deve ser investida, no empreendedorismo, para que eles possam ter uma renda e um respaldo para seguir no dia-a-dia, até que tudo comece a voltar ao normal, com a economia voltando, trazendo mais empregos e mais renda pra população.  

ACidade ON: Na última legislatura 82% das leis de autoria dos vereadores foram para dar nome a próprios públicos e promover inclusões no calendário de eventos do município. Qual sua opinião sobre isso e acredita ser possível mudar essa realidade? Se sim, como?  

Emanoel Sponton: Criar nomes de ruas e locais públicos é essencial. Mas também podemos ir além, ouvir e criar projetos voltados em ajudar a população araraquarense, assim como também correr atrás de especialistas que entendam de determinadas áreas, porque ouvindo especialistas iremos conseguir formalizar projetos essenciais para a população. Também é de grande importância ouvir representantes de outras cidades, ver ideias que deram certo em outros locais e trazer para a nossa cidade, pois isso é de grande bem feitoria e, consequentemente, trará muito benefício para o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade.  

ACidade ON: Como deve se posicionar na Casa de Leis? Será base governista, oposição ou terá uma postura independente e por quê?  

Emanoel Sponton: Faço parte da base, pois acredito nessa administração, creio que irá continuar cuidando da nossa cidade e é essencial estar apoiando um governo que foi eleito democraticamente. E o que for a favor do povo lógico que estaremos apoiando e no intuito de ajudar a nossa cidade.

CURIOSIDADES SOBRE O VEREADOR:
Um ídolo: Jesus; 
Inspiração política: Prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli; 
Time do coração: Ferroviária;  
Um livro de cabeceira: Bíblia; 
Estilo musical preferido: Pop;
Em apenas uma palavra, no seu mandato na Câmara não pode faltar? Disposição. 


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON