Aguarde...

Política

ON Explica: Pinheirinho será vendido para a Ferroviária?

Projeto de lei em discussão na Câmara Municipal gera dúvidas e Fake News em Araraquara

| ACidadeON/Araraquara

Centro de Treinamento do Pinheirinho foi desmembrado em maio deste ano e será vendido (Foto: Divulgação)
 

A venda do Centro de Treinamento (CT) do Pinheirinho, uma área separada do parque conhecido popularmente pelo mesmo nome, polemiza em Araraquara, gera dúvidas e até Fake News. 

O projeto de lei que está em discussão na Câmara Municipal prevê a venda, através de licitação na modalidade concorrência, de espaço com campos de futebol, batizado de "Olégario Tolói de Oliveira (Dudu)".

A área do CT, de 138,2 mil metros quadrados, possui cinco campos, banheiros, vestiários e, segundo laudo anexo ao projeto de lei, está avaliado em R$ 15,3 milhões. 

Esse local foi desmembrado (separado) da área do parque Pinheirinho em maio deste ano, sendo assim considerado outro terreno. Ambas as áreas são de propriedade da Prefeitura.  

LEIA TAMBÉM 

Avaliado em R$ 15 milhões, CT do Pinheirinho deve ser vendido

Atualmente, três campos são usados pela Ferroviária S/A para treinamentos das categorias de formação e futebol profissional. Esse uso ocorre por uma permissão. 

Em contrapartida, pelo previsto no decreto municipal 10.992 de 2 de outubro de 2015, a Ferroviária deve garantir mão de obra para manutenção de outros dois campos na área. 

Na justificativa do PL, a administração municipal afirma que os recursos recebidos pela venda do imóvel devem possibilitar melhorias em sua infraestrutura esportiva pela cidade. 

Ao ACidade ON, a Prefeitura explica que a Ferroviária apresentou interesse na compra do local para investir na instalação de um moderno centro de treinamentos. 

"Importante lembrar que a Ferroviária teve todo o seu patrimônio dilapidado em décadas passadas. Hoje, a equipe de futebol da cidade não possui estrutura própria", diz em nota. 

"A compra do CT faz parte, segundo a diretoria do clube, de um processo de reestruturação que devolveria o seu patrimônio", completa.  

FAKE
Sobre a 'venda do parque', a Prefeitura afirma que mais uma vez boato e informação equivocada tem sido divulgada por setores políticos do município com objetivo de confundir a população.

"Importante esclarecer que o projeto de lei que está em debate na Câmara Municipal solicita autorização para alienação de uma área pública, ANEXA ao Parque Pinheirinho, onde hoje funciona o Centro de Treinamentos "Olégario Tolói de Oliveira (Dudu)". O local já é utilizado pela Ferroviária, por meio de um contrato oneroso", explica.

A administração municipal ressalta que não se trata de venda do Parque Pinheirinho, "que também é um dos grandes patrimônios da população da nossa cidade e continuará sendo". 

O QUE DIZ A FERROVIÁRIA?
Procurada, a Ferroviária afirma que possui interesse na aquisição, porém, precisa ter conhecimento de todo o processo.

Desde a chegada da MS Sports, em novembro de 2019, o clube possui como meta investir no fortalecimento do elenco, aprimorar as estruturas do futebol e retorno à elite. 

No fim do ano passado, o então diretor-executivo Pedro Martins, confirmou a busca por um Centro de Treinamento e arrendamento de um hotel para alojamento de atletas.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON