Publicidade

politica

Vereadora de Araraquara aponta abandono em Bueno de Andrada

Abandono de computadores em prédio público gera críticas de vereadora e moradores; Prefeitura averigua situação

| ACidadeON/Araraquara -

Computadores abandonados em Subprefeitura de Bueno de Andrada é alvo de requerimento da vereadora Luna Meyer (Foto: Divulgação)

Uma sala com computadores abandonados na subprefeitura de Bueno de Andrada, distrito de Araraquara, é alvo de requerimento por parte da vereadora Luna Meyer (PDT). 

A parlamentar esteve no mês passado a pedido de moradores para averiguar o abandono da subprefeitura e outros espaços públicos do distrito. 

"Eu estive em Bueno de Andrada a pedido de alguns moradores visitando o local e conferindo de perto algumas situações de abandono que eles relataram. O distrito está abandonado com problemas de asfalto, e com a praça esportiva sem cuidado algum. Mas o mais gritante foi encontrar a subprefeitura completamente abandonada e suja", apontou. 

Segundo a vereadora, a subprefeitura tem uma sala com seis computadores completos abandonados. Luna fez uma vistoria acompanhada pelo subprefeito Silvano Drago, que informou que os equipamentos faziam parte do programa de internet gratuita - cortado há alguns anos. 

"O prédio está completamente sujo, com itens úteis que poderiam ser usados de alguma maneira, mas estão encostados no meio da poeira. O mais gritante foi uma sala com seis computadores completos parada numa sala com goteira, largado ao tempo, ao invés de terem sido redirecionados para outra repartição pública que utilizasse esses materiais. É uma falta de respeito com o dinheiro público e com os moradores daqui", expôs. 

FALTA ZELADORIA
O morador Wilian Maicon Marques disse não saber nem por onde começar ao relatar os problemas de Bueno de Andrada. Ele reforçou o abandono e descaso com o local. 

"É difícil falar do principal problema de Bueno, falta manutenção e zeladoria no local, a praça esportiva está totalmente abandonada. Está muito defasada a parte de estrutura do nosso distrito, só tem um funcionário na subprefeitura, não tem internet, computador, impressora, é totalmente precária a situação, jamais dá pra entender que aquilo gera cobrança de imposto, é revoltante", apontou.

Para ele falta acessibilidade, as estruturas dos prédios públicos estão rachadas, e nem o Correios funciona mais. Quem distribui as cartas aos moradores é o subprefeito, três vezes na semana, em horários limitados. 

"A correspondência acaba sendo extraviada onde o Correio de Araraquara fala que já veio para Bueno e eles falam que não está aqui, ficamos pra lá e pra cá, demoramos muito para receber as encomendas. Mas quero deixar claro que não temos como falar que o funcionário que não dá conta, porque está totalmente limitado por conta da prefeitura de Araraquara, que não manda outro funcionário ou dá estrutura para trabalhar", relatou.

Marques enfatizou que o problema de Bueno é de zeladoria, pois creche, escola e posto de saúde funcionam muito bem. 

O QUE DIZ A PREFEITURA
Em nota, a Prefeitura de Araraquara apontou que a pandemia de covid-19 exigiu que o município priorizasse seus investimentos em ações de combate à doença, suspendendo, dessa forma, seus contratos de manutenção. 

"Neste momento, em que a situação epidemiológica do município apresenta melhora significativa, licitações estão em trâmite para que esses contratos possam ser refeitos e a Prefeitura possa voltar a investir em toda a política de manutenção da cidade, inclusive do distrito de Bueno de Andrada, disse a nota. 

A Prefeitura apontou que várias as ações recentes do município garantiram melhorias em infraestrutura e zeladoria em Bueno, entre elas reparos na praça, que estão em andamento, troca de iluminação pública por lâmpadas de Led, capinagem e limpeza de terrenos públicos, entre outras. 

"Em relação do prédio da subprefeitura, equipes das secretarias de Administração e de Obras e Serviços Públicos estiveram no final mês de agosto no local, acompanhadas do servidor público Silvano Drago, funcionário de carreira da Prefeitura nomeado para assumir a gestão daquela unidade, para iniciar a elaboração de um orçamento, visando a contratação de uma empresa que vai realizar obras de reforma e manutenção necessárias, inclusive a retomada do Telecentro", frisou a Prefeitura. 

COMPUTADORES
A nota informou que os computadores utilizados no Telecentro já foram retirados e estão passando por manutenção no setor de tecnologia da informação da Prefeitura. "Também é importante esclarecer que, no início da pandemia, muitos atendimentos no serviço público passaram a ser feitos remotamente".

A Prefeitura enfatizou que o requerimento da vereadora Luna Meyer, solicitando informações sobre a estrutura e competências da Subprefeitura do Distrito de Bueno de Andrada, será respondido com transparência assim que assim que o documento for oficialmente entregue à pasta competente.

Mais notícias


Publicidade