Publicidade

politica

Prefeitura de Araraquara aumenta 'taxa do lixo' em 9,68%

Decreto está no Diário Oficial, deste sábado (18); cobrança é feita através da conta de água

| ACidadeON/Araraquara -

Valor da 'taxa do lixo' é recolhido na conta de água do consumidor araraquarense (Foto: Divulgação)
 

No mesmo dia em que publicou aumento no valor e referência para cobrança do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), a Prefeitura de Araraquara reajustou em 9,68% a taxa de resíduos sólidos, conhecida como 'taxa do lixo'. 

O decreto municipal número 12.684 que estabelece a atualização monetária da base de cálculo da Taxa de Resíduos Sólidos, instituída em 2014, está publicado no Diário Oficial da Prefeitura, neste sábado (18).  

LEIA TAMBÉM 

Prefeitura de Araraquara aumenta valor do IPTU em 9,68%

Segundo a administração, a exemplo da atualização dos valores venais imobiliários, a atualização da taxa ficou na ordem de 9,68%, conforme cálculo do IPCA apurado no período de setembro de 2020 a agosto de 2021.  

"A atualização é necessária para a manutenção do serviço e somente repõe a inflação de setembro do ano passado a agosto desse ano, mesmo as perdas do período tendo sido maiores. No entanto, a Prefeitura e DAAE entendem que, por conta do período econômico difícil, agravado pela pandemia de Covid-19, não seria possível repor todas as perdas inflacionárias", disse Donizete Simioni, superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE).

Ainda de acordo com o decreto municipal, a atualização vai passar a vigorar na forma das tabelas que estão detalhadas no documento, considerando as categorias residencial, comercial, industrial, público e mista.

Mais notícias


Publicidade