Publicidade

politica

Câmara recebe Fórum "Meio Ambiente e Religiosidades Africanas" nesta quinta (18)

Plenarinho da Câmara recebe evento que integra a programação "Araraquara, Morada do Sol e não do racismo"

| ACidadeON/Araraquara -

O evento faz parte da série de atividades do Mês da Consciência Negra
O Plenarinho da Câmara Municipal de Araraquara receberá nesta quinta-feira (18), às 19 horas, o Fórum "Meio Ambiente e Religiosidades Africanas", atividade que integra a programação "Araraquara, Morada do Sol e não do racismo", iniciativa promovida pela Prefeitura de Araraquara, através da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, com o objetivo de combater amplamente o racismo estrutural, assim como o racismo institucional que ainda ocorre em diversos espaços. O fórum será realizado em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e com a Escola do Legislativo.

A coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, falou sobre o propósito do evento desta quinta. "A ideia do fórum é construirmos caminhos junto à Secretaria de Meio Ambiente e aos religiosos de matrizes africanas para preservarmos o meio ambiente e mantermos as cachoeiras e matas em condições viáveis, prezando pelos cuidados adequados. Os religiosos são zeladores naturais desses espaços. Porém, algumas pessoas que não frequentam as casas e, portanto, não têm orientação espiritual necessária e sim buscam auxílio nas redes sociais, prejudicam o meio ambiente com descartes impróprios. Isso precisa ser debatido para encontrarmos soluções. O fórum terá a presença de diversas lideranças religiosas", explicou.

Para além de despertar reflexão, a ideia da programação é envolver a população em geral para uma ação prática e efetiva, seja através do impacto visual, do estímulo à conscientização coletiva, mas principalmente a valorização da identidade e da cultura afro-brasileira.

Outra atividade da programação que teve início nesta semana é a série de encontros que passará por escolas públicas de Araraquara, que receberão palestras e oficinas realizadas pelo Centro de Referência Afro "Mestre Jorge". São elas a EE Prof. João Batista de Oliveira (Vila Independência), EMEF. Prof. Hermínio Pagotto (Assentamento Bela Vista), EE Prof. Oacyr Antonio Ellero (Parque São Paulo) e EE Prof. Joaquim Machado Júnior (Jardim Esplanada).

A programação conta com diversas atrações que visam reforçar que a participação de todos é fundamental para que se compreenda que só alcançaremos uma sociedade antirracista a partir do momento que cada um fizer sua parte.

A agenda será composta ainda pela 15ª Marcha da Consciência Negra (dia 20), Black Family Party (dia 20), apresentação do TCC dos alunos do Curso de Comunicação e Marketing da Uniara com o tema "Centro de Referência Afro Mestre Jorge" (dia 22), palestra "Esporte e Negritudes: a tarefa de ser atleta negro e referência" (dia 24), show com Délcio Luiz (dia 26), show com Chrigor (dia 28) e Dia do Samba "Aplausos à todos os sambas" (dia 3 de dezembro).

Os shows de Délcio Luiz e Chrigor são espetáculos promovidos por parceiros e não pela Prefeitura, por isso, a entrada será por adesão.

Mais notícias


Publicidade