Publicidade

politica

Câmara vota instalação de estacionamentos de bicicletas em Araraquara

Projeto do vereador Guilherme Bianco (PCdoB) surgiu em atividade escolar no Coeducar e prevê estacionamentos de bicicletas em locais como shoppings, escolas, teatros e igrejas

| ACidadeON/Araraquara -

Projeto do vereador Guilherme Bianco tem o objetivo de estimular o uso da bicicleta em Araraquara
A Câmara Municipal vota nesta terça-feira (30) projeto de lei do vereador Guilherme Bianco (PCdoB) que prevê a instalação de estacionamentos para bicicletas em locais de grande movimento de pessoas em Araraquara, como cinemas, shoppings centers, supermercados, igrejas, teatros e praças esportivas. A ideia surgiu em uma atividade escolar, com alunos de oitavo ano que debatiam políticas públicas.

"O projeto envolve questões como uma nova modalidade de transporte para a cidade, meio ambiente e economia. E é muito bonito, porque surgiu de uma conversa com os alunos sobre as instituições e a política brasileira", avaliou o vereador.

Para Bianco, o projeto é condizente com o momento econômico que vive o país, já que muitas pessoas não têm dinheiro para comprar carros ou mesmo manter os veículos que possuem, devido ao alto custo dos combustíveis. "A bicicleta se torna uma alternativa importante", disse.

Além disso, por ser uma cidade plana, Araraquara pode investir nesse modelo de transporte no cotidiano das pessoas e não somente para passeios até cidades ou cachoeiras da região, como ocorre nos últimos tempos. 

ALTERNATIVA

"A bicicleta é uma alternativa importante, para ida e vinda das pessoas, da casa para o trabalho, para o esporte, para a cultura, escola ou universidade. E garantir que a pessoa tenha onde parar a bicicleta com segurança vai garantir que mais pessoas passem a fazer uso dela", acrescentou Bianco.

O projeto surgiu a partir de uma atividade na escola Coeducar, sob supervisão do professor Renan David Cesca, que pediu aos alunos sugestões de políticas públicas para a sociedade atual.

A sugestão de estacionamento obrigatório para bicicletas em locais com grande afluxo de pessoas, encampada pelo vereador Guilherme Bianco, foi do aluno Lucca Passos Machado, de 13 anos, do oitavo ano do Coeducar.

Mais notícias


Publicidade