Publicidade

politica

Santa Casa de Araraquara deve eleger diretoria após intervenção

Segundo Eliana Honain, a nova mesa deverá fazer gestão diante do que foi proposto pelo MP e secretaria estadual de Saúde

| ACidadeON/Araraquara -

Números foram apresentados pela secretária da Saúde, Eliana Honain (Foto: Divulgação/Câmara)
Secretária da Saúde, Eliana Honain, comentou o primeiro dia após intervenção na Santa Casa (Foto: Divulgação/Câmara)
 

A Santa Casa de Araraquara deve eleger uma nova diretoria, após o período de intervenção no hospital. A informação é da secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, em entrevista à Rádio CBN, nesta terça-feira (14). 

"Será uma comissão composta com membros da sociedade, que vai estar junto com a mesa fazendo a gestão diante daquilo que foi proposto pelo MP e pela secretaria municipal de Saúde para o funcionamento do hospital", disse a interventora. 

Segundo a secretária, a intervenção será curta e sem traumas para o hospital. "A gente acredita que é só um processo momentâneo de gestão para devolvê-la para a Irmandade que vai trabalhar nesta parceria", disse. "Devemos chamar novamente a Irmandade para recompor a mesa [diretora] e fazer as ações que estavam preconizadas no TAC", completou.  

 
VEJA TAMBÉM 
Prefeitura decreta intervenção da Santa Casa de Araraquara 
"Prioridade é reabrir os oito leitos de UTI", diz Eliana Honain

 
Eliana Honain defendeu a medida diante da falta de diálogo com a antiga diretoria do hospital. Segundo ela, mesmo com intermediação do Ministério Público do Estado para a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) as negociações não avançaram.  

O prefeito Edinho Silva (PT) decretou intervenção na Santa Casa na última sexta-feira (10). O decreto entrou em vigor no dia seguinte dando plenos poderes a secretária de Saúde na administração e direção do hospital. 

"Não tem sido nada traumática, tudo muito tranquilo. A equipe que está aqui, que faz a gestão, que são funcionários, está disponível, acessível. A mesa [diretora] já tinha renunciado previamente à intervenção. Todos querem colaborar para fortalecer a Santa Casa", falou sobre a possibilidade de impasses dentro do hospital. 

A Santa Casa disse que não vai se pronunciar. Segundo o hospital, a prefeitura é quem vai responder pela gestão do hospital durante o período de intervenção.  

Santa Casa de Araraquara (Foto: Amanda Rocha)
Santa Casa de Araraquara está sob intervenção da secretaria municipal de Saúde (Foto: Amanda Rocha/ acidade on)

DIAGNÓSTICO

A secretária municipal de Saúde disse que irá entregar um relatório com o diagnóstico dos problemas encontrados, medidas já adotadas e propostas de melhorias. Em 10 dias, o prefeito Edinho Silva (PT) deverá receber o documento. 

Até o momento, o objetivo da intervenção é repor materiais e insumos, equipes e reabrir oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) "para que as pessoas não fiquem aguardando por cirurgias de urgência e não esperem por muito tempo nas UPAs", explicou. 

Ainda segundo a secretária, o município está buscando recursos para o financiamento de leitos. "A gente sabe que o problema financeiro existe. O que estamos fazendo é trabalhar com o temos para garantir o abastecimento do hospital, com insumos, e repactuação com os médicos para aumentar as cirurgias e centros cirúrgicos", explicou Honain. 

 
LEIA MAIS 
Vereadores de Araraquara votam Diretrizes Orçamentárias de 2023

Publicidade