Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

Política

Faro Fino: Câmara retorna com projeto de 'Dia Municipal de Combate à LGBTfobia'

Coluna acompanha os bastidores da política em Araraquara

| ACidadeON/Araraquara

ACidade ON - Araraquara
Roger Mendes, do PP, é o autor do projeto que cria o Dia Municipal de Combate à LGBTfobia (Câmara Municipal/Divulgação)


Só 1?
É isso ai! Talvez, você nem percebeu, mas os vereadores trabalharam normalmente nas últimas semanas e o recesso das sessões ordinárias da Câmara Municipal termina hoje. E os trabalhos do Legislativo araraquarense voltam sem muita coisa. O único projeto proposto por um parlamentar vem de Roger Mendes, do PP. Ele sugere a inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o “Dia Municipal de Combate à LGBTfobia”, a ser celebrado anualmente no dia 17 de maio.

Justificativa
Para o parlamentar, o dia deve ser lembrado com reuniões, palestras, seminários, workshops, espetáculos culturais e outros eventos voltados à conscientização, sensibilização à diversidade sexual e ao combate à sua descriminação. A data foi escolhida, pois historicamente no dia 17 de maio de 1990 foi quando ocorreu a exclusão oficial da homossexualidade do rol de enfermidades que, até então, era considerada doença na lista internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Só pra compor
É possível que entre algum projeto via Prefeitura, mas, por ora, os demais assuntos serão somente para compor o dia. Ou seja, pedidos de inclusão de matérias no arquivo histórico e a participação de um inscrito para participação na Tribuna Popular. Marcelo Cesar da Silva, credenciado pelo Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Araraquara, tem a palavra. A Sessão começa às 18 horas com transmissão pela página do Facebook e na TV Câmara (canal 17 da Net).

E o IPTU?
Apesar de não estar na pauta – vale lembrar que a votação da Planta Genérica de Valores (PGV) foi o ultimo assunto tratado na Câmara no ano passado e terminou em atualizar os valores venais dos imóveis e consequentemente a tributação do IPTU – esse deve ser o assunto mais comentado pelos vereadores. Moradores prometem cobrar quem votou a favor do reajuste. Na prática, é só pressão porque os carnês já estão confeccionados. Enfim, é aguardar o barulho que promete ter muita política e nada de prática.

ACidade ON - Araraquara
Campanha do Sismar chama a atenção para a corrupção (Divulgação)

Projeto não decolou
Tema de uma extensa discussão ao longo do ano passado, provocada por ambientalistas, apicultores e coletivos de agroecologia, encampada pelo vereador Edio Lopes (PT), a proibição da pulverização aérea de agrotóxicos deve ser votada em breve na Câmara Municipal de Araraquara. O projeto já estava em condições de ser votado hoje, mas a pedido do próprio parlamentar houve necessidade de um novo período de estudos das condições técnicas e jurídicas da proposta.

O que diz a ideia?
Com a intenção de esclarecer a população sobre os riscos do uso indiscriminado de agrotóxicos de um modo geral, em 19 de maio de 2017, o parlamentar propôs uma audiência pública no Plenário da Câmara Municipal, que resultou na ideia de um projeto de lei. A propositura tem o objetivo de proibir completamente a prática de pulverização aérea em todas as culturas em Araraquara. Segundo o vereador, o resultado da votação é aguardado com ansiedade pelos coletivos de agroecologia, pelos agricultores familiares que têm sido prejudicados com o comprometimento de suas plantações orgânicas, e pelos apicultores que têm sofrido com a mortandade de abelhas pela prática da pulverização de agrotóxicos.

"Bonito é Ser Honesto"
A corrupção é um ato contra a sociedade, contra a organização do homem. Para poder viver em sociedade, o homem precisa que as regras sejam cumpridas por todos. E o combate à corrupção precisa, portanto, ser uma luta permanente. Por este motivo, o Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar) lança a campanha “Bonito é ser honesto”, com o objetivo de instruir os servidores públicos municipais e demais trabalhadores a se afastarem de problemas evitando e denunciando todo tipo de corrupção, como fraude em relatórios ou pressão para cumprimento de ordens ilegais. Boa iniciativa!
 

QUER CONTINUAR LENDO ESTE CONTEÚDO E MUITOS OUTROS? FAÇA SEU LOGIN OU CADASTRE-SE

Informe seu e-mail e senha cadastrados para ter acesso a todo conteúdo do site:

ainda não tem cadastro?
QUER LER ESSE CONTEÚDO? CADASTRE-SE

Informe seu Nome, E-mail e senha para se cadastrar no Acidade ON

Quero ser informado sobre promoções e ofertas do Acidade ON e seus parceiros
Aceito os Termos de Uso do Acidade ON

Veja também