Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

Política

Jeferson Yashuda será eleito presidente da Câmara

Partidos entraram em acordo e irão apresentar chapa única para a eleição na sessão de posse, neste domingo

| ACidadeON/Araraquara

Amanda Rocha/Tribuna
Tucano Jeferson Yashuda irá chefiar a Câmara entre 2017 e 2018 (Foto: Amanda Rocha/Tribuna)


Em acordo envolvendo os partidos políticos, o vereador Jeferson Yashuda (PSDB) foi escolhido para ser o presidente da Câmara de Araraquara entre 2017 e 2018.

A formalização da escolha será feita no domingo (1º), no Centro Internacional de Convenção "Dr. Nelson Barbieri", após a sessão de posse.

O restante da chapa deve ser o seguinte: Tenente Santana (PMDB) como vice-presidente, Edio Lopes (PT) como 1º secretário e Edson Hel (PPS) como 2º secretário. Os quatro ‘bateram o martelo’ nesta quinta-feira (29), confirmando as negociações que já ocorriam na Casa nas últimas semanas.

"Foi um movimento natural dentro da Câmara. Todos teriam condições de ser candidatos, mas, seguindo uma sugestão do deputado Roberto Massafera [PSDB], adotamos o critério da proporcionalidade de acordo com a votação das eleições", explica Yashuda. PSDB, PMDB, PT e PPS foram os quatro partidos mais votados na eleição para a Câmara.

"Foi uma escolha bastante democrática. Uma reunião das forças representadas. Vamos trabalhar para fiscalizar o Executivo, mas sem criar atrito."

O tucano já afirma qual será sua primeira mudança na Câmara: a ideia é que os projetos do Executivo sejam protocolados até a quinta-feira anterior à sessão, em vez de chegar de última hora. Isso faria com que as comissões tivessem mais tempo para debater cada assunto antes de chegar ao plenário.

Jeferson Yashuda vai para o segundo mandato na Câmara. Entre 2013 e 2014, o tucano ocupou o cargo de vice-presidente e chegou a exercer a presidência de forma temporária, por cerca de um mês, entre setembro e outubro de 2014. Na ocasião, o presidente João Farias (PRB) disputava eleição para deputado federal. Em 2015, Yashuda ainda foi líder do Governo na Câmara por nove meses.

Mesa
Os outros integrantes da chapa também elogiam a iniciativa. "A gente vai somar esforços para evitar cometer erros que no passado foram cometidos", diz Tenente Santana.

Para Edio Lopes, "houve muito diálogo". "É um momento de construção, de não ter atrito ou um racha", afirma. Já Edson Hel ressalta que "os quatro maiores partidos vão trabalhar juntos".

História
O último acordo para uma chapa única na disputa da mesa diretora da Câmara de Araraquara havia ocorrido em 2009, no início da legislatura passada. Na época, Ronaldo Napeloso (DEM) foi eleito, por unanimidade, presidente da Casa para o biênio 2009/2010.

Em 2011 e 2012, o Legislativo foi comandado por Aluisio Braz (PMDB), que derrotou Elias Chediek (PMDB) por 8 votos a 5, em disputa dentro do próprio partido.

Já nesta legislatura, para o biênio 2013/2014, João Farias (PRB) derrotou Edio Lopes (PT) por 13 votos a 5. A mesa diretora atual, de 2015/2016, contou com Elias Chediek (PMDB) no comando, após vencer Donizete Simioni (PT) também por 13 a 5.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
2 comentários
  • fabio
    30/12/2016 19:20:28
    Parabéns Araraquara. Tevê a chance de renovar a câmara e não fez. Os piores foram reeleitos. Sai um péssimo da presidência e entra um pior. Edinho vai ter muito trabalho com essa câmara viciada igual raposas.
  • marcio william servino
    30/12/2016 14:10:18
    Merecidíssimo! Com certeza Jeferson Luis Yashuda é merecedor desta nomeação e como presidente da Câmara Municipal de Araraquara fara um excelente trabalho à frente do Legislativo, pois trata-se de um politico novo com fundamentos e princípios éticos que validam esta escolha e nosso nobre deputado Roberto Massafera que me perdoe, mas creio ser um homem certo parta sua sucessão num futuro. Fico feliz também pela eclésia partidária da mesa e forma positiva que foi montado e parabenizando e desejando sorte e sucesso a todos pois conheço cada membro e sei que todos tem eximias qualidades. Edio Lopes Lopes Edson Hel Tenente Santana

Veja também