Faro Fino: TCE reprova contas da Câmara com João Farias, Edinho na 'gringa' e 'Mandatinho de Todxs'

Coluna Faro Fino acompanha os bastidores da política em Araraquara

    • ACidadeON/Araraquara
    • Claudio Dias
ACidade ON - Araraquara
Vereadora Thainara Faria criou o ?Mandatinho de Todxs? (Divulgação/Câmara Municipal)


Deu ruim

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) reprovou as contas da Câmara Municipal de Araraquara, do ano de 2014, quando o ex-vereador João Farias, do PRB, foi o presidente da Casa de Leis. A motivação já era esperada. O TCE apontou falhas na contratação de cargos em comissão sem as características tão desejadas e classificadas como técnicas nos cargos de direção, chefia e assessoramento, além da ausência de exigência de escolaridade compatível com a atribuição.

ACidade ON - Araraquara
João Farias era o presidente da Câmara, em 2014. (Amanda Rocha /ACidadeOn)

Mesma conversa
Essas atribuições já tinham sido apontadas anteriormente. O TCE, por outro lado, considerou a execução orçamentária equilibrada – a Câmara gastou, em 2014, 3,37% da Receita Tributária Ampliada do Exercício Anterior, ficando abaixo dos 6% permitidos por lei. Apesar do ‘afago’, como as recomendações externadas nos julgamentos anteriores – excluir os cargos em comissão – não foram cumpridas, o órgão opinou pela irregularidade das contas.

'Multinha'
O TCE foi além! Por não cumprir ao que eles determinaram o conselheiro Sidney Estanislau Beraldo fixou a João Farias uma multa de 200 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesp), pouco mais de R$ 5 mil. Como ele representava a Câmara, o Legislativo araraquarense irá recorrer da decisão. Vale lembrar que esse julgamento é das contas de 2014. Posteriormente, essas contratações foram alvo de ação judicial que corre até o momento. Também, após esse período, alguns cargos foram suprimidos e já contam com servidores efetivos.

É só moção que voa!
A bancada do PSDB na Câmara Municipal de Araraquara encaminhou ao governador Geraldo Alckmin, do mesmo partido, uma moção de apoio a continuidade da Santa Casa nos programas Pró-Santa Casa e Santas Casas SUStentáveis. De autoria dos vereadores Jéferson Yashuda Farmacêutico (presidente), José Carlos Porsani, Elton Hugo Negrini e Rafael De Angeli, o documento – que mais nada é do que um pedido – fala da importância dos repasses do governo do Estado para o custeio do hospital.

ACidade ON - Araraquara
Edinho Silva em evento em Cabo Verde, na África. (Divulgação/Prefeitura)

Na gringa!
O prefeito Edinho definiu como “gratificante” a participação em uma mesa de debates do 4º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, na cidade de Praia, Cabo Verde, na África. O evento é realizado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) e reúne lideranças de todo o mundo. Ele falou sobre a importância da Economia Social e Solidária como estratégia para o desenvolvimento econômico. OK, viajou por conta do pessoal, mas o que a cidade ganha com isso?

Abre aspas
“A ONU deve apresentar uma proposta de parceria com a cidade de Araraquara nas áreas de governança e do desenvolvimento das políticas públicas de Economia Solidária. Fiquei orgulhoso de ver a nossa cidade chamando a atenção de gestores e organismos internacionais. Ainda temos muito que mudar e melhorar nas políticas públicas municipais, mas o que já foi feito, com muita seriedade e determinação, já é motivo de orgulho para todos nós, araraquarenses”, analisa Edinho. Bom, a coluna Faro Fino vai aguardar! 

“Mandatinho de Todxs”

Eles têm entre 8 e 11 anos, mas se engana quem acha que só pensam em brincadeiras e videogames. As 40 crianças que visitaram ontem a Câmara são alunos do Centro de Educação Integral “Rubens Cruz”, estão de olho em problemas sérios que afetam seus bairros, como falta de creches e postos policiais ou pessoas ateando fogo em terrenos baldios próximos às suas casas. Os estudantes foram convidados pela vereadora Thainara Faria (PT) para participar do “Mandatinho de Todxs”, um projeto de estímulo à cidadania. Boa a iniciativa!
 


0 Comentário(s)