- Publicidade -
PolíticaPolíticos de Araraquara assinam manifesto da USP pela democracia

Políticos de Araraquara assinam manifesto da USP pela democracia

Os vereadores Guilherme Bianco e Paulo Landim, a deputada estadual Márcia Lia e o ex-prefeito Marcelo Barbieri estão entre os signatários do documento

- Publicidade -

 

Manifesto da USP conta com mais de 658 mil signatários, entre eles políticos de Araraquara (Foto: Divulgação/USP)

- Publicidade -

Políticos de Araraquara também assinaram o manifesto pela democracia organizado pela faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Até o momento, o documento conta com quase 658 mil signatários de todo o país e de diferentes ideologias políticas. 

Levantamento do portal acidade on identificou a assinatura de ao menos quatro políticos até a manhã desta terça-feira (02). Os vereadores Guilherme Bianco (PCdoB) e Paulo Landim (PT), a deputada estadual Márcia Lia (PT) e o ex-prefeito Marcelo Barbieri (MDB) apoiaram o manifesto. 

A faculdade de Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp) também consta entre os signatários. Além do economista e professor da Universidade de Araraquara (Uniara), Eduardo Rois Morales Alves.  
 
 
VEJA TAMBÉM 
 
Câmara vota criação de novos cargos e secretaria em Araraquara
 
Entrega do Teatro Municipal de Araraquara fica para o fim do ano 

A carta em favor da democracia foi publicada na última terça-feira (26) e, desde então, a adesão tem crescido rapidamente. Em apenas 24 horas, já havia mais de 100 mil signatários. 

Guilherme Bianco justificou que o Brasil enfrenta, além de econômica, crise política complexa, com ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) à democracia e às urnas eletrônicas. 

- Publicidade -

“É preciso compreender que é hora do Brasil se unir em defesa da democracia e da Constituição, se colocar de pé em defesa do direito das pessoas, da livre escolha, da liberdade de imprensa e dos direitos civis e políticos”, defendeu. 

Já o vereador Paulo Landim disse que assinou o manifesto por acreditar que a democracia é a melhor forma de governo. “Infelizmente, nos últimos tempos, temos acompanhado constantes ataques à democracia propagados por grupos que buscam aumentar seu poder usando a desinformação como arma”, justificou. 

“A luta pela defesa da democracia deve ser diária. Devemos aperfeiçoar cada vez mais este sistema [eleitoral] para que a voz da população jamais seja silenciada”, completou.  

“Eu assinei a carta em defesa da democracia porque defendo a liberdade, a diversidade, o direito das pessoas em viver bem, de ter acesso a políticas públicas que apoiem seu desenvolvimento. Assinei a carta contra o golpe, a tirania e o fascimo”, disse a deputada estadual Márcia Lia.

Procurado, o ex-prefeito Marcelo Barbieri ainda não se manifestou para comentar o assunto. 

Em uma rede social, o presidente Jair Bolsonaro ironizou o manifesto. Na última quinta-feira (28), ele publicou em uma rede social que “por meio desta manifesto que sou a favor da democracia”. 

MANIFESTO 

Na carta, a faculdade de Direito da USP afirma que “as urnas eletrônicas revelaram-se seguras e confiáveis, assim como a Justiça Eleitoral”, e que as eleições com o processo eletrônico de apuração garantiram “alternâncias de poder com respeito aos resultados das urnas e transição republicana de governo”. 

Segundo o manifesto, neste momento, há risco às instituições e insinuações de desacato ao resultado das eleições. “São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional”, diz trecho da carta. 

“Nossa consciência cívica é muito maior do que imaginam os adversários da democracia. Sabemos deixar de lado divergências menores em prol de algo muito maior, a defesa da ordem democrática”, completa. 

Ainda de acordo com a carta, não há mais espaço para retrocessos autoritários no Brasil e a ditadura e tortura ficaram no passado. 

O conteúdo da carta será lido no dia 11 de agosto na sede da Faculdade de Direito da USP, na Capital. A data comemora o aniversário da criação dos cursos de Direito no país e coincide com a leitura de manifesto no mesmo local em 1977 para denunciar a ditadura militar. 
 
 
LEIA MAIS 
 
Venture Capital: Conheça a modalidade de negócio que fomenta o desenvolvimento das startups

- Publicidade -
Milton Filho
Milton Filho
Milton Filho é repórter da editoria de cidades do portal acidade on. Formado pela Universidade de Araraquara tem passagens pela CBN Araraquara, TV Clube Band e Tribuna Impressa. Acumula há quase 10 anos experiência com internet, rádio e TV.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -