Araraquara vai adotar um novo modelo para recolhimento do lixo a partir de quinta-feira (27). As alterações foram debatidas em audiência pública, nesta segunda-feira (24), na Câmara.
Autor do pedido de audiência pública, o presidente da Câmara, Aluísio Braz, o Boi (MDB), disse que o objetivo da alteração é preservar a saúde dos trabalhadores que atuam na coleta.
“É algo novo que, com certeza, na prática, vai precisar de algum ajuste. Mas é importante deixar claro para a população: os dias e horários da coleta não vão mudar. O que vai mudar é o fato de o coletor não poder ficar mais no estribo, para oferecer mais segurança”, explicou.
Segundo a diretora de Resíduos Sólidos e Proteção de Mananciais do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE), Simone Oliveira, a alteração vai permitir aumentar o número de caminhões.
Ao todo, segundo ela, serão dez novos caminhões, 20 motoristas e 44 coletores. Haverá ainda dois caminhões reserva e um veículo 4×4 para apoio. Os coletores passam a se deslocar dentro das cabines e cada veículo vai ter um motorista e dois coletores.
Já o superintendente do DAAE, Donizete Simioni, ressaltou que a coleta não vai sofrer alterações. “Araraquara não vai ficar um dia sequer sem coleta de lixo. Não existe transição na coleta de lixo e sim, apenas no modal”, afirmou.
O responsável pela autarquia também afirmou que todos os postos de trabalho serão mantidos, “sem exceção”.
PARA ENTENDER
Em 2020, após o trânsito em julgado da ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho, o Município teve prazo de 12 meses para adequar a forma de coleta. O prazo foi estendido por mais 12 meses devido à pandemia.
Neste período, foi aberto novo processo de licitação para contemplar a exigências judiciais, que teve a empresa Urbam como ganhadora. “Este modelo será pioneiro no Brasil. Em nenhuma cidade existe coleta neste formato”, complementa Simioni.
O responsável pelo DAAE pediu apoio da população para que a transição seja feita com tranquilidade. Ele reforçou que o DAAE possui canal de atendimento para dúvidas através do telefone: 0800 602 2324.