- Publicidade -
PolíticaAsfalto em novos loteamentos pode ter garantia de sete anos

Asfalto em novos loteamentos pode ter garantia de sete anos

Projeto de lei do vereador Edson Hel está sendo discutido na Câmara de Araraquara

- Publicidade -

Lei prevê garantir que asfalto deteriorado seja consertado por loteador (Foto: Gabriela Martins/ACidadeON)

 

- Publicidade -

 

Projeto de lei apresentado na Câmara pelo vereador Edson Hel (Cidadania) pode regulamentar uma espécie de garantia para o asfalto em novos loteamentos construídos em Araraquara. 

A iniciativa julgou objeto de deliberação na última terça-feira (09) e seguiu para análise técnica das diferentes comissões do Legislativo. Caso receba aval, ela pode ser discutida em plenário.  

 

LEIA TAMBÉM 

- Publicidade -

Projeto prevê bueiro ecológico para reduzir danos ambientais
 

Ao ACidade ON, o parlamentar explicou que a ideia surgiu a partir de visitas e fiscalizações nos diferentes bairros. Além disso, disse ser comum encontrar asfalto ruim nos novos bairros. 

“Desde 2019, visitando vários bairros e um deles foi o Maria Luiza 3, fazia menos de dois anos que os loteadores entregaram o bairro e já estava com o asfalto deteriorado. Assim como outros bairros apresentaram a mesma situação. As empresas vêm, fazem o loteamento e após dois ou três anos, o asfalto fica todo deteriorado e sobra para quem? Para o município recuperar. Como vai fazer no Maria Luiza 3? Quanto vai gastar?”, questionou o parlamentar.  

Edson Hel (Cidadania) disse que projeto é fruto de fiscalização e demandas populares (Foto: Divulgação/Câmara)

Caso a lei seja aprovada, os loteadores terão prazo de sete anos para serem responsáveis pela manutenção do asfalto entregue com os loteamentos – residenciais ou industriais. 

“Agora é obrigar as empresas loteadoras que tiverem interesse de investir no município realizando seus empreendimentos a dar no mínimo sete anos de garantia. Seja comercial, residencial, ou industrial. Pela lei ele terá cinco dias úteis a contar do recebimento da notificação do órgão municipal fiscalizador”, explicou. 

O PL prevê que as empresas que descumprirem essa obrigação podem, a partir do segundo dia de notificação, serem advertidas e depois multadas em R$ 600,29 por dia descumprido. 

Há ainda um prazo estabelecido de no máximo cinco dias para que o problema seja solucionado. A iniciativa prevê regulamentar apenas novos empreendimentos.

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -