Em meio às discussões sobre as contas da prefeitura de Araraquara que serão votadas na Câmara, as bancadas de quatro partidos se manifestaram sobre o assunto. PSDB, MDB, PT e Patriota, que juntos somam 11 vereadores, se posicionaram sobre os pareceres do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).
A Executiva do PSDB, partido dos vereadores Rafael de Angeli e João Clemente, se reuniu na última quinta-feira (23) e se posicionou contrária à rejeição das contas dos anos de 2017 e 2018 da administração municipal.
“[…] os fundamentos lançados no parecer não têm o condão de macular a totalidade das contas da Prefeitura”, se posicionou o partido.
VEJA TAMBÉM
Câmara de Araraquara vota contas da prefeitura; Edinho se defende
Na Câmara, secretárias explicam contas da prefeitura de Araraquara
O PSDB afirmou não enxergar “atos de ingerência, dolo ou má-fé no manejo dos processos administrativos, fatos esses que seriam de gravidade extrema a ensejar a reprovação das contas”.
Finalizando o seu posicionamento, o PSDB reforçou que a “forma de fazer política do partido prima pelo interesse público, atento aos fatos em detrimento de posições meramente pessoais ou políticas”.
O mesmo entendimento foi seguido por unanimidade pela Executiva do MDB, dos vereadores Aluísio Braz, o Boi, e Gerson da Farmácia.
“Analisamos as contas e estamos contemplados com as respostas do Executivo e da Comissão da Câmara de Orçamento e Finanças”, disse o presidente do partido Aluísio Braz, o Boi.
“Nós temos a orientação tanto da Executiva Municipal, quando da Nacional, através do deputado Baleia Rossi, que também analisou as contas, para aprovação”, completou.
Partido das vereadoras Fabi Virgílio, Filipa Brunelli, Paulo Landim e Thainara Faria, o PT tem se manifestado a favor da gestão do prefeito Edinho Silva e usado a expressão “golpe político”.
“Estão querendo aplicar um verdadeiro tapetão na Câmara Municipal de Araraquara para atingir o prefeito Edinho e seu governo. Em uma jogada política de quem não aceitou a derrota eleitoral, querem rejeitar as contas da Prefeitura Municipal, com o único objetivo de tornar Edinho inelegível”, publicou o partido em uma rede social.
Já o Patriota, dos vereadores Carlão do Joia, Marcos Garrido e Marchese da Rádio, se manifestou a favor da rejeição das contas.
Em nota assinada pelo presidente Pedro Monteiro, a Executiva do partido justificou que os relatórios técnicos do Tribunal trazem uma série de problemas e comprometimentos da gestão orçamentária nos anos analisados.
Para o Patriota, trata-se de uma questão técnica e não política. “Os técnicos do TCE-SP são competentes e independentes, elaborando pareceres a partir dos parâmetros existentes nas leis que regem a administração pública e utilizando as melhores práticas de gestão fiscal. Portanto, o Patriota defende que os vereadores de Araraquara sigam o parecer”, afirmou Pedro Monteiro.
LEIA MAIS
Santa Casa de Araraquara reabre sala de cirurgia e prevê mutirão