Uma moção de apoio e solidariedade ao Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus Araraquara e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi aprovada, nesta terça (18), na Câmara Municipal.
O documento, proposto pelo vereador Guilherme Bianco (PC do B) critica o contingenciamento do orçamento previsto para as universidades públicas brasileiras, em especial as da região.
Segundo o requerimento apresentado, o bloqueio de verbas nas federais totaliza R$ 1 bilhão e atinge diretamente as instituições e as pesquisas encabeçadas por elas.
“No caso da Federal de São Carlos o corte foi de R$ 9 milhões, podendo paralisar mais de 700 pesquisas, sendo que dessas, 250 são sobre a pandemia e a covid-19. Lembrando, inclusive, que a UFSCar tem um hospital usado na linha de frente da Saúde”, afirma.
“No Instituto Federal de Araraquara o corte chegou a 25% do orçamento total, colocando em risco se os gestores vão conseguir pagar as contas do Campus. Tirar dinheiro da educação já é um crime em qualquer momento, ainda mais na pandemia”, completa.
O documento foi aprovado ao fim da sessão e teve a justificativa de voto favorável do presidente da Câmara, Aluísio Braz, o Boi (MDB), Thainara Faria (PT), Gerson da Farmácia (MDB) e Fabi Virgílio (PT).