Roberto Schiavon
O programa eleitoral gratuito começou a ser veiculado nesta sexta-feira (30) no rádio e na televisão, com os candidatos abordando temas como origem familiar, saúde e empatia.
Com uma aliança de 12 partidos políticos, a ex-secretária de Saúde, Eliana Honain (PT), teve o maior tempo do “palanque eletrônico”, 4 minutos e 32 segundos.
Ela abordou principalmente o tema da saúde, com ênfase na atuação da Secretaria Municipal da Saúde durante a pandemia de covid 19. O horário foi dividido entre seu depoimento e depoimentos de Simone Tebet, ministra do Planejamento, e Nísia Trindade, ministra da Saúde, pedindo votos na candidata.
O prefeito Edinho Silva (PT) também pediu votos para Eliana Honain. O programa trouxe ainda moradores de Araraquara que foram contaminados com covid 19 na pandemia, dando testemunhos sobre o atendimento que receberam durante a doença.
Dono do segundo maior tempo de propaganda, o médico cirurgião Dr. Lapena (PL), ocupou seus 4 minutos e 3 segundos falando principalmente sobre sua criação, dizendo que aprendeu com seus pais a respeitar os mais velhos.
Ele ressaltou ainda sua trajetória como médico e disse que o tratamento humano que dispensa aos pacientes, ouvindo e interpretando suas queixas, foi levado para sua vida pessoal.
Sua candidata a vice-prefeita, Meire Laurindo, também teve bastante destaque na propaganda, falando de sua trajetória como enfermeira e conselheira tutelar.
O advogado e vereador Doutor Marcos Garrido (PSD), que teria direito a 1 minuto e 3 segundos de propaganda eleitoral, informou que não vai fazer programas de rádio e televisão por falta de verba.
Candidato com direito a utilizar 20 segundos do tempo de propaganda eleitoral, o empresário Pedro Tedde (Novo) destacou que desde a pré-campanha, em janeiro, está nas ruas pedindo votos e se dirigiu diretamente ao eleitor, reforçando o pedido em favor de sua candidatura.
O bancário Tiago Pires (PCO), por sua vez, não tem tempo de TV ou rádio, por não preencher o requisito mínimo de representatividade no Congresso Nacional, conforme previsto na legislação eleitoral.
REGRAS DA PROPAGANDA
As campanhas para prefeito e vice-prefeito ocuparão 20 minutos diários em rede, no rádio e na televisão, divididos em dois blocos de 10 minutos cada, de segunda a sábado.
Além disso, haverá veiculação de 70 minutos diários em inserções de até 1 minuto, inclusive aos domingos, para os cargos de prefeito e vereador.
A propaganda em bloco será veiculada no rádio das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os programas serão exibidos das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. O primeiro turno das eleições será em 6 de outubro. Cerca de 170 mil eleitores de Araraquara estão aptos a ir às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores. Como a cidade ainda não atingiu 200 mil eleitores, não existe possibilidade de segundo turno.
FIQUE ON
Receba notícias do acidade on Araraquara no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Araraquara e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99151-3088.