A CEI (Comissão Especial de Investigação) da Educação convocou as primeiras testemunhas para oitivas nesta sexta-feira (23), na Câmara de Araraquara. O objetivo do grupo é entender as alterações nas políticas de merenda e transporte escolar a partir dos decretos assinados pelo prefeito Dr. Lapena (PL) no início do ano, que renderam intensa polêmica na cidade.
Presidida pelo vereador Guilherme Bianco (PC do B), a comissão deverá ouvir dois responsáveis pelo transporte escolar, a partir das 14h, no plenário da Casa de Leis: o chefe da Divisão de Transporte Escolar, Felipe Pierri, e a subsecretária de Gestão da Educação, Viviani Cereda. As oitivas terão transmissão ao vivo pelo canal 17 da NET e pelas redes sociais da Câmara.
Segundo o grupo, com as primeiras oitivas será possível entender quais estudos motivaram e embasaram os decretos emitidos pelo prefeito no início de 2025 e quais as consequências dessas mudanças no cotidiano da comunidade escolar. Após a conclusão dos trabalhos, em 90 dias, o grupo deverá apresentar um relatório.
Participam da CEI, além de Bianco, a vereadora Maria Paula (PT), relatora; Balda (Novo); Cristiano da Silva (PL) e Aluísio Boi (MDB).