A criação de uma Comissão Especial de Estudos (CEE) para fiscalizar o retorno presencial das aulas em Araraquara foi aprovada, nesta terça-feira (6), por unanimidade dos vereadores.
Apresentada pelo vereador Guilherme Bianco (PC do B), a iniciativa prevê estudar e fiscalizar condições da rede municipal de ensino em razão do retorno das aulas, previsto para 12 de abril.
Denominada “Pela Vida, Pela Educação”, a comissão terá três vereadores e duração de 60 dias, podendo ser prorrogado. A CEE deve emitir um relatório final sobre o conteúdo analisado.
Durante a defesa da proposta, o vereador afirmou que esse é um tema que vem sendo debatido de forma exaustiva na sociedade e que demanda participação da Câmara.
Em sua avaliação, além de ouvir a comunidade escolar, a CEE deve dar “voz e ouvidos” aos interessados em debater o retorno seguro das aulas na cidade.
“Esse assunto exalta os ânimos, seja de quem é radicalmente favorável à abertura das escolas, ou aqueles que são radicalmente contra o retorno das aulas. É óbvio que a sociedade está em polvorosa agora, mas como foi alertado antes de mim, hoje morreram quase 4,2 mil brasileiros, ao passo que o lockdown tem dado resultado em Araraquara. A proposta é ampliar o debate e colocar a sociedade para dialogar”, defende Bianco.
Com a aprovação, a presidência deve nomear os parlamentares que vão compor a CEE para início dos trabalhos.