O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Araraquara pode investigar a distribuição de chocolates com selo e logomarca da vereadora Maria Paula (PT), no Parque São Paulo, às vésperas da Páscoa deste ano. A documentação foi encaminhada pelo MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) para que o órgão verifique se houve autopromoção ou outra irregularidade cometida pela parlamentar.
Ao acidade on, o presidente do órgão, vereador Aluísio Boi (MDB), confirmou que recebeu o material na segunda-feira (30) e levou ao conhecimento dos demais membros. Como a Casa de Leis está em recesso até o dia 10, foram adotadas duas medidas: análise prévia pela diretoria legislativa sobre a legalidade do ato e agendamento de reunião ao final do recesso para deliberar se há materialidade para abrir processo contra a vereadora.
“O MP pede para analisar a conduta, se houve falta de decoro ou ética ao realizar qualquer doação, e se os bombons foram entregues como brinde. Pedem para verificar de onde veio o recurso, se há dinheiro público e tudo o que envolveu. […] Logo no primeiro dia após o recesso veremos se o Conselho de Ética tem maioria para abrir ou não um processo”, explicou.
Aluísio Boi (MDB), presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar
Além de Aluísio Boi, fazem parte do Conselho os vereadores Michel Kary (PL), Coronel Prado (Novo), Filipa Brunelli (PT) e Alcindo Sabino (PT). Essa pode ser a quarta denúncia analisada pelo órgão em 2025.
Procurada, a vereadora Maria Paula afirmou que tomou conhecimento da denúncia pela imprensa. A parlamentar ressaltou que não foi notificada por qualquer órgão sobre o caso e, portanto, não pôde se posicionar.
“Não fui notificada por nenhum ente, não tomei ciência da denúncia e não existe inquérito aberto contra mim no Ministério Público, pois verificamos. O que existe é um procedimento do promotor que tive acesso agora à tarde, mas não fui notificada para me defender, então não tenho muito o que falar e aguardo isso para me posicionar”, explicou.
Maria Paula (PT), vereadora
Sobre a entrega de bombons na Páscoa e possível irregularidade, Maria Paula afirmou não ser a primeira vez que promove ações sociais e não vê autopromoção. “Não vejo irregularidade não”, declarou.
“Não foi a primeira vez [que realizo ações sociais], inclusive sou filha de vicentinos, então temos essa tradição familiar, principalmente na Páscoa. Sou filha de católicos, então a Páscoa tem um simbolismo diferente, é muito significativo para mim. E foi essa intenção, de prestigiar as crianças, nada mais do que isso”, concluiu.
Maria Paula (PT), vereadora