- Publicidade -

AraraquaraPolíticaConselho de Ética pode investigar distribuição de chocolates por vereadora de Araraquara

Conselho de Ética pode investigar distribuição de chocolates por vereadora de Araraquara

Órgão recebeu material do MP para verificar se houve irregularidade na ação de Páscoa promovida por Maria Paula; vereadora nega ilegalidade

- Publicidade -

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Araraquara pode investigar a distribuição de chocolates com selo e logomarca da vereadora Maria Paula (PT), no Parque São Paulo, às vésperas da Páscoa deste ano. A documentação foi encaminhada pelo MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) para que o órgão verifique se houve autopromoção ou outra irregularidade cometida pela parlamentar.

Ao acidade on, o presidente do órgão, vereador Aluísio Boi (MDB), confirmou que recebeu o material na segunda-feira (30) e levou ao conhecimento dos demais membros. Como a Casa de Leis está em recesso até o dia 10, foram adotadas duas medidas: análise prévia pela diretoria legislativa sobre a legalidade do ato e agendamento de reunião ao final do recesso para deliberar se há materialidade para abrir processo contra a vereadora.

- Publicidade -

“O MP pede para analisar a conduta, se houve falta de decoro ou ética ao realizar qualquer doação, e se os bombons foram entregues como brinde. Pedem para verificar de onde veio o recurso, se há dinheiro público e tudo o que envolveu. […] Logo no primeiro dia após o recesso veremos se o Conselho de Ética tem maioria para abrir ou não um processo”, explicou.

Aluísio Boi (MDB), presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

Além de Aluísio Boi, fazem parte do Conselho os vereadores Michel Kary (PL), Coronel Prado (Novo), Filipa Brunelli (PT) e Alcindo Sabino (PT). Essa pode ser a quarta denúncia analisada pelo órgão em 2025.

Procurada, a vereadora Maria Paula afirmou que tomou conhecimento da denúncia pela imprensa. A parlamentar ressaltou que não foi notificada por qualquer órgão sobre o caso e, portanto, não pôde se posicionar.

“Não fui notificada por nenhum ente, não tomei ciência da denúncia e não existe inquérito aberto contra mim no Ministério Público, pois verificamos. O que existe é um procedimento do promotor que tive acesso agora à tarde, mas não fui notificada para me defender, então não tenho muito o que falar e aguardo isso para me posicionar”, explicou.

Maria Paula (PT), vereadora

Sobre a entrega de bombons na Páscoa e possível irregularidade, Maria Paula afirmou não ser a primeira vez que promove ações sociais e não vê autopromoção. “Não vejo irregularidade não”, declarou.

“Não foi a primeira vez [que realizo ações sociais], inclusive sou filha de vicentinos, então temos essa tradição familiar, principalmente na Páscoa. Sou filha de católicos, então a Páscoa tem um simbolismo diferente, é muito significativo para mim. E foi essa intenção, de prestigiar as crianças, nada mais do que isso”, concluiu.

Maria Paula (PT), vereadora

- Publicidade -

Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas