Vestibulandos do cursinho pré-vestibular gratuito oferecido pela Prefeitura terão apoio psicológico. A inciativa foi intermediada pela Escola do Legislativo da Câmara e vai permitir estágio para matriculados no curso de psicologia da Universidade de Araraquara (Uniara).
LEIA TAMBÉM
Araraquara pode ampliar vagas de cursinhos populares em 2022
A ideia, segundo o presidente da Escola do Legislativo, Guilherme Bianco (PC do B), surgiu da demanda por estágio na área de psicologia em meio à pandemia da covid-19, bem como da necessidade de apoio para os vestibulandos superarem a pressão do vestibular, além de atenção, cuidado e debate sobre a saúde mental.
“São 15 estudantes da universidade que estarão atuando junto a 270 vestibulandos e a Escola do Legislativo cumpre um papel fundamental de pegar demandas populares, articular junto às instituições e levar soluções para este público”, afirmou.
Membro da equipe de supervisores de estágio do curso de Psicologia da Uniara, a professora Juliene Leiva, explicou que os universitários trabalham nessa etapa duas modalidades: educação e saúde mental. Com isso, a ideia é os futuros psicólogos possam contribuir com os vestibulandos.
“Nesse momento em que estão se preparando para o vestibular, os alunos acabam submetidos a uma pressão considerável e tem que lidar com a ansiedade diante das provas, do vestibular e, muitas vezes, também se está fazendo a escolha certa”, apontou.
“Nossos estagiários vão trabalhar com orientação profissional e também a respeito de como lidar com ansiedade, quando procurar ajuda e onde buscar em se tratando de saúde mental. Muitas vezes os estudantes acabam abandonando o cursinho ou desistindo de prestar o vestibular por dificuldades emocionais”, completou.
Além do apoio com plantões, os vestibulandos matriculados no cursinho pré-vestibular gratuito também vão receber materiais e orientações, conforme explicou Giovanna Lopes Souza, gestora de Cursinhos Populares da Prefeitura de Araraquara.
“Os estudantes da psicologia, supervisionados pelos professores, elaboraram diversos materiais que alinham questões como autocuidado, estilos de aprendizagem, planejamento de estudos. Além dos materiais, os psicólogos em formação estão disponibilizando horários de plantão para tratar com os alunos sobre esses temas”, concluiu.
Neste primeiro momento, o trabalho foi iniciado na modalidade online devido ao enfrentamento da pandemia da covid-19, porém, a expectativa dos interlocutores é que no futuro o atendimento possa ser realizado de forma presencial aos estudantes dos cursinhos.