- Publicidade -
PolíticaDe olho na disputa pela Prefeitura, Lapena vai trocar PSB pelo Patriota

De olho na disputa pela Prefeitura, Lapena vai trocar PSB pelo Patriota

Ex-vereador disse que sem figurões, cenário é favorável para sua pré-candidatura a prefeito nas eleições de 2020

- Publicidade -

Lapena anunciou sua saída do PSB e filiação no Patriota

- Publicidade -

Visando a disputa pela Prefeitura de Araraquara em 2020, o ex-vereador Luis Cláudio Lapena Barreto está de mudança do PSB para o Patriota. Nesta sexta-feira (31) o pré-candidato ao sexto andar divulgou o convite para sua filiação ao novo partido, que deve ocorrer no dia 19 de junho, na Câmara. O médico cirurgião deixa o PSB quase dois anos depois de se juntar a legenda liderada por Orlando Mengatti, o Nino. Este será o quinto partido político de Lapena – antes foi filiado ao PSB, PV, PP, e PSDB. 

Segundo o ex-vereador  houve sondagem e convites de outros partidos, porém, o ‘sim’ ao Patriota teria sido motivado por enxergar condições de disputar as eleições municipais com maior apoio político e financeiro. Além disso, o ex-vereador acredita que sua relação com o presidente nacional da legenda, Adilson Barroso, além da estrutura local podem ajudar a construir um projeto para Araraquara.  

“Recebi convites amáveis de vários partidos, realmente as pessoas tinham bons interesses, mas eu estava no PSB, fui candidato a deputado estadual e não possuo nenhum problema com a executiva local. Mas, fui candidato sem apoio partidário, não me ajudaram em nada e pensei: imagina se a gente consegue viabilizar uma candidatura pelo PSB, o que o partido ajudaria em termos de fundo partidário e divulgação, talvez nada de novo. Então vim buscar novos ares”, afirma.  

Ex-vereador é um dos nomes que devem concorrer às eleições de 2020. (Foto: Amanda Rocha/ACidade ON)

- Publicidade -

Há pouco menos de um ano e meio para as eleições, Lapena vê o cenário favorável para sua pré-candidatura. Em sua avaliação, hoje a cidade não possui muitos nomes fortes, além do atual prefeito Edinho Silva (PT). Mas, apesar de reconhecer a força do petista, defende a construção de uma frente ampla de partidos para disputar a preferência dos eleitores. 

“Meu nome fica a disposição do partido para que possamos fazer composições e alianças. Porque sozinho nós não vamos a lugar algum. Se Araraquara lançar dez candidatos à direita, o atual prefeito já está reeleito, não é necessário nem disputar, então conversando com outros partidos, buscando alianças, vamos compor com os nomes de expressão na cidade”, defende. 

Em relação a alianças para 2020 Lapena disse que as movimentações são feitas nos bastidores, mas confirma estar dialogando com lideranças de outros partidos da cidade. Segundo ele, para vencer a eleição municipal será preciso formar uma coalisão.  

“Já conversei com lideranças de vários partidos, mas se você quer vencer uma eleição precisa ter uma coalisão de partidos, pois se pulverizar não adianta. Todo mundo quer lançar candidato a prefeito, mas temos que ir trabalhando essa ideia e ali na frente ver quem apoia quem e tempo de televisão”, finaliza. 

Atitude isolada
Procurado, o presidente do PSB Araraquara, Orlando Mengatti, o Nino – que é tido como um dos pré-candidatos à Prefeitura -, disse que ficou sabendo da saída de Lapena pela imprensa e que lamenta que isso tenha ocorrido.  

Segundo ele, essa é uma atitude isolada, uma vez que a direção municipal teria cumprido com tudo o que combinou com o ex-vereador, até mesmo abrindo mão de outras candidaturas na disputa de 2018 para que ele pudesse ser candidato a deputado estadual pela região de Araraquara. 

“Eu lamento a saída dele e acho que não está pensando no bem da cidade, pois se estivesse, ficava no PSB e ia buscar uma composição com as demais forças políticas, não para ganhar eleição, mas para unir a cidade. E ele foi para um lado que é contra outro, pois este Fla-Flu que está na política nacional e querem trazer para a política local não vai ajudar a cidade em nada, vai nos isolar cada vez mais”, finaliza.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -