- Publicidade -
PolíticaDe terra e com lixo a céu aberto: conheça a Avenida 8 de Janeiro em Araraquara

De terra e com lixo a céu aberto: conheça a Avenida 8 de Janeiro em Araraquara

Estrada municipal ARA-250 foi rebatizada na última quinta-feira (28), durante evento na biblioteca

- Publicidade -

Estrada de terra, ausência de iluminação pública, barraco de lona e lixo a céu aberto ao longo de aproximadamente dois quilômetros. Este é o cenário encontrado por quem transita pela estrada municipal ARA-250, rebatizada na última quinta-feira (28) como Avenida “8 de Janeiro: Dia da Vitória da Democracia”, em Araraquara.

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Prefeitura de Araraquara tem nova troca no comando da Chefia de Gabinete

Três vereadores de Araraquara devem trocar o Patriota pelo PSD


Em evento realizado na biblioteca municipal, o prefeito Edinho Silva (PT) sancionou a lei que nomeia o local e faz referência aos ataques de militantes extremistas às sedes dos três poderes. O fato ocorreu no momento em que o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitava a cidade.

“Trabalho o tempo todo como prefeito para que a cidade se una, trabalhe de forma única e que possamos derrotar a intolerância, o ódio e neutralizar esse ambiente que o Brasil vivenciou nos últimos anos, onde as pessoas não admitem a diversidade religiosa, de pensamento, não respeitam aquilo que formou a identidade do povo brasileiro, que é ser um País continental, com uma cultura regionalizada e formada por muitos povos”, disse Edinho.


No dia 8 de janeiro, Lula interrompeu sua visita aos pontos atingidos por fortes chuvas em Araraquara e se dirigiu ao gabinete de seu correligionário, onde assinou a intervenção nas forças de segurança do Distrito Federal e concedeu entrevista coletiva.

- Publicidade -
Ato político para sanção do novo nome da ARA-250 ocorreu na biblioteca municipal (Foto: Divulgação)

SEM ESTRUTURA


Localizada em uma região afastada do Centro, a via será parte de um loteamento chamado Parque das Árvores, que recebeu as autorizações da Prefeitura e aguarda a conclusão de registros em cartório. A expectativa é que a implantação ocorra em até quatro anos.


Até lá, o cenário para quem passa pela Avenida é de uma grande concentração de entulho e lixos descartados, a ausência de asfalto, iluminação pública e, em alguns trechos, não existe sequer estrada, visto que a vegetação cresceu e cobriu o caminho que havia sido feito.


Já em outro importante trecho, antes de chegar ao CR (Centro de Ressocialização) Masculino – que agora também está localizado na Avenida 8 de Janeiro -, a via é cortada pela linha férrea, havendo a necessidade de passagem em nível para seguir até o destino. O problema é a altura dos trilhos, que dificultam que os veículos atravessem de um lado para outro.

Altura do trilho pode dificultar a passagem de veículos de um lado para outro da via (Foto: Milton Filho)

O QUE DISSE A PREFEITURA?


Procurada, a Prefeitura de Araraquara informou que a ARA-250 é hoje uma estrada municipal que receberá o loteamento Parque das Árvores, já aprovado pela secretaria de Desenvolvimento Urbano da administração, e que se encontra na fase de registro em cartório.

“O prazo legal de implantação do loteamento é de até quatro anos, devendo ser esta, portanto, a previsão de instalação de toda a infraestrutura necessária, como pavimentação e iluminação pública”, disse a administração municipal em nota enviada ao acidade on.

Sobre a limpeza e manutenção periódica da estrada, a Prefeitura disse que o serviço é feito periodicamente e que a próxima intervenção está no cronograma da secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos no início de outubro.

“Com relação ao descarte de lixo irregular na área, a Prefeitura reforça que é lamentável a postura de alguns moradores que insistem na prática, já que 100% da cidade conta com serviço de coleta de lixo orgânico e reciclados, além dos bolsões de entulho nos bairros”.


A administração municipal afirmou ainda que está acompanhando a pessoa que está alojada na via, numa barraca de lona. “A equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social vem mantendo contato com o rapaz durante as últimas semanas, com objetivo de estabelecer vínculos e trabalhar seu processo de saída do local o mais rápido possível. Seus familiares também foram identificados e contatados para auxiliar no seu acolhimento”, finalizou.

LEIA MAIS

Como identificar e cuidar da depressão em crianças e adolescentes

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -