O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), lamentou o incêndio registrado no Parque do Pinheirinho, na noite do último domingo (22). O chefe do Executivo classificou a cena encontrada por ele e sua equipe como “desesperadora”.
Usando suas redes sociais para uma transmissão ao vivo, o prefeito de Araraquara disse que a suspeita é de que a ação tenha sido criminosa e que o incêndio tomou proporções “absurdas”. Edinho Silva mostrou imagens do estábulo da equoterapia, que foi parcialmente queimado.
LEIA TAMBÉM
Grande incêndio atinge Parque do Pinheirinho em Araraquara
Prefeitura de Araraquara quer identificar quem queimou o Pinheirinho
Segundo o prefeito de Araraquara outro ponto atingido pelo fogo foi a parte de cima, onde incêndio semelhante consumiu a vegetação, que mais tarde acabou replantada pelo setor de meio ambiente do município. O local foi novamente consumido pelo fogo.
“Algo chocante, o parque é local ermo, aberto, impossível colocar um guarda em cada lugar. É um parque da cidade e o principal guarda é a consciência da população. As pessoas precisam ter consciência que é o parque mais importante, onde temos centenas de espécies”, disse.
“Ontem foi muito triste vermos todos os animais e aves fugindo do fogo, uma cena desesperadora e que emociona quem tem o mínimo de sensibilidade ambiental. Muito triste ver que um incêndio desses foi causado pelo ser humano”, completou.
Edinho Silva afirmou ainda que a Prefeitura deve tomar novamente as medidas necessárias para recuperar o parque como, por exemplo, mutirão para replantio de árvores e consertar o que foi destruído, mas ressaltou que a população deve abraçar e cuidar do local.
“Esse parque pertence ao povo, quem deve cuidar é a população. A Prefeitura faz sua parte. A cena aqui é falta de humanidade e sensibilidade, de quem não tem o menor zelo para os animais e a cidade. Essa cena deve ser excluída da nossa sociedade”, finalizou.