Confirmado como um dos coordenadores de Comunicação da pré-campanha presidencial do correligionário Luiz Ignácio Lula da Silva, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), falou sobre os primeiros passos na função e o desafio de ampliar a presença do político nas redes sociais.
Líder nas pesquisas espontâneas, o ex-presidente polariza as projeções com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Em levantamento divulgado na última quarta-feira (11), pela Genial/Quaest, Lula apareceu com 46% das intenções de votos, enquanto Bolsonaro tinha 29% da preferência do eleitor.
Com as redes sociais exercendo papel cada vez mais decisivo no processo eleitoral, o posicionamento do ex-presidente Lula nas redes sociais é uma das prioridades de sua equipe. Na avaliação de Edinho Silva, o desafio é fazer a linha política chegar às diferentes plataformas.
“A campanha tem que traduzir a linha política na comunicação; em síntese, a política determina a comunicação e não o inverso. O desafio é fazer a linha política da campanha chegar às redes sociais, em suas mais diversas linguagens e dinâmicas”, afirmou.
Outro ponto abordado pelo novo colaborador da Comunicação da pré-campanha do ex-presidente Lula é a importância do combate às notícias falsas. Edinho Silva também considerou a sociedade “fora da bolha” mais criteriosa para formar opinião.
“Não pode deixar pairar o pânico diante das mentiras e fakes que povoam a internet, a verdade sempre vence e prevalece, tem que ter o sangue frio para não ser atraído para a interlocução e a polarização com a mentira. Se você debater com a mentira uma única vez, terá que debater sempre”, considerou.
“A mentira, a plantação, a tentativa de criar o fato, muitas vezes tem impacto, repercute na bolha, mas não significa que tenha formado opinião na sociedade. A vida real, além da bolha, está cada vez mais criteriosa para formar opinião, ela busca informações, checa, vai validando ou não o produtor de conteúdo, e no tempo ela vai separando o joio do trigo e, por isso digo: tem que ter muito sangue frio para construir estratégia de comunicação nas redes sociais”.
LÁ E CÁ
Confirmado como um dos colaboradores da equipe que vai coordenar a Comunicação da corrida petista pela presidência da República, Edinho Silva disse que vai conciliar suas atividades na Prefeitura de Araraquara com as tarefas políticas e partidárias.
Ao lado do deputado federal Rui Falcão (PT) – com quem vai dividir as responsabilidades na campanha -, Edinho está debruçado em realizar um levantamento com todas as ações que estão sendo feitas e a estrutura existente para organizar os próximos passos.
A pré-candidatura de Lula reúne até o momento PT, PSB, PC do B, PV, Rede, PSOL e Solidariedade. O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB) deve ser indicado como pré-candidato à vice-presidente na chapa que visa disputar as eleições de outubro.