Aguarde...

Esse ano votaremos nos

Eleições

Araraquara terá número recorde de prefeituráveis; veja lista

Ao todo, serão nove pré-candidatos à Prefeitura que disputarão a preferência do eleitor em novembro

| ACidadeON/Araraquara

Oito pré-candidato se apresentam para disputar a Prefeitura de Araraquara (Foto: Amanda Rocha)
 * ATUALIZADA 17/09 ÀS 18H59 para incluir a pré-candidatura de Tiago Pires (PCO), que protocolou pedido de registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A cidade de Araraquara terá um número recorde de prefeituráveis nas eleições 2020. É que ao todo, até o momento, são nove pré-candidatos à Prefeitura que passaram por convenção e vão disputar a preferência do eleitor no dia 15 de novembro.  

Edinho Silva (PT), doutor Lapena (Patriota), Coca Ferraz (PSL), Fernando Fraga (PTB), Célio Peliciari (PSOL), coronel Adalberto (Republicanos), Rodrigo Ribeiro (PRTB), Tiago Pires (PCO) e Nino Mengatti (PSB) são os nove prefeituráveis, número considerado recorde nos últimos 20 anos.  

O maior número de postulantes havia sido registrado em 2016, quando seis candidatos se apresentaram para o pleito: Edinho Silva (PT), Edna Martins (PSDB), Aluisio Braz (MDB), Nino Mengatti (PSB), Célio Peliciari (PSOL) e João Farias (Republicanos).  

Com todos os nomes oficializados em convenção, as candidaturas dependem apenas de aval da Justiça Eleitoral e o prazo final para registro vai até o dia 26 de setembro. A campanha eleitoral começa a partir de 27 de setembro.  

CONFIRA OS NOVE PRÉ-CANDIDATOS DE ARARAQUARA:  

CÉLIO PELICIARI (PSOL):

Célio Peliciari (PSOL) é pré-candidato a prefeito de Araraquara ( Foto: Amanda Rocha/ACidade ON)
Célio Peliciari (PSOL) é formado em ciências sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e funcionário público municipal concursado, atuando no pedágio de Bueno de Andrada. Militante do PSOL desde os 17 anos, atuou no movimento estudantil e transporte justo, que defendeu a Companhia Tróleibus Araraquara (CTA) e o passe livre no transporte público. Em 2016, Peliciari disputou o cargo de prefeito e obteve 5.517 votos. Já em 2018, como candidato a deputado estadual, 2184 votos. O educador e cientista social Eudes Fernandes Melo será pré-candidato a vice-prefeito. 

CORONEL ADALBERTO (REPUBLICANOS) 

Coronel Adalberto é pré-candidato a prefeito pelos Republicanos (Foto: Amanda Rocha/ACidade ON)
Aos 52 anos, Adalberto José Ferreira, o coronel Adalberto (Republicanos) é natural de Araraquara e bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Será a primeira vez que concorre a um cargo, pois deixou a Polícia Militar em março, depois de 33 anos e comandar o 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior.  O advogado e presidente do Republicanos em Araraquara, Marcelo Lopes, será seu pré-candidato a vice-prefeito. 

DOUTOR LAPENA (PATRIOTA): 

Candidato a prefeito Doutor Lapena (Patriota) (Foto: Amanda Rocha/ACidade ON)
Aos 56 anos, o médico e cirurgião Luis Cláudio Lapena Barreto concorre a Prefeitura pela primeira vez. Nascido em Araraquara, o pré-candidato pelo Patriota é ex-vereador, sendo eleito em 2008 e reeleito em 2012. Em 2018 Doutor Lapena tentou se eleger deputado estadual e obteve 12.129 votos. O policial militar da reserva, coronel Prado (Podemos) será seu pré-candidato a vice-prefeito. 

EDINHO SILVA (PT) 

Edinho Silva ( PT) em convenção municipal; petista tenta a reeleição (Foto: Amanda Rocha/ACidade ON)
Edson Antonio Edinho da Silva, tem 55 anos e é natural de Pontes Gestal (SP). Sociólogo, Edinho Silva foi vereador por dois mandatos, deputado estadual, presidente estadual do PT e três vezes prefeito de Araraquara. Após ser coordenador financeiro da campanha a presidência que elegeu Dilma Rousseff (PT), em 2015, Edinho foi nomeado pela presidente da República como ministro chefe da secretaria de Comunicação Social do Governo Federal. Damiano Barbiero Neto (Progressistas) será o pré-candidato a vice-prefeito. 

FERNANDO FRAGA (PTB) 

Padre Fernando Fraga (PTB) é pré-candidato a prefeito de Araraquara (Foto: Amanda Rocha/ACidade ON)
Aos 59 anos, Fernando Fraga disputa a Prefeitura pela primeira vez. Antes, o padre e advogado, com pós-graduação em direito penal, processo penal e direito tributário disputou duas eleições para deputado federal, tendo 9.693 votos em 2010 e 6.726 em 2018. O advogado Herivelto Carlos Ferreira, também do PTB, será o pré-candidato a vice-prefeito.  

NINO MENGATTI (PSB) 

Coligação Tempo de fazer mais e melhor' lança Nino como pré-candidato (Foto: Gabriela Martins/ACidade ON)
Orlando Mengatti Filho, o Nino Mengatti concorre pela segunda vez a Prefeitura de Araraquara - em 2016 teve 8.431 votos. Graduado em gestão pública, foi secretário da Educação, Governo e Segurança Pública. Seu último cargo público foi como secretário da Educação de São Carlos. O ex-vereador Pedro Baptistini (PDT) será seu pré-candidato a vice-prefeito.  

PROFESSOR COCA FERRAZ (PSL) 

Coca-Ferraz é pré-candidato a prefeito de Araraquara pelo PSL (Foto: Fernanda Manécolo/ACidade ON)
Antonio Clóvis Pinto Ferraz, o professor Coca Ferraz, é natural de São Paulo e mora em Araraquara há 50 anos. Doutor em engenharia civil pela Universidade de São Paulo (USP) foi secretário de Trânsito e Transportes, vice-prefeito, além de presidente da Companhia Troleibus de Araraquara (CTA). Seu último cargo público foi como secretário de Mobilidade Urbana na Prefeitura de São Carlos.   

RODRIGO RIBEIRO (PRTB) 

Rodrigo Ribeiro (PRTB) pré-candidato a prefeito de Araraquara ( Foto: ACidade ON)
Formado em propaganda e marketing e pós-graduando em administração pública e ciências políticas, Rodrigo Ribeiro, de 29 anos, é ativista e coordenador do Movimento Conservador Araraquara. É a primeira vez que o jovem, morador do Selmi Dei, disputa um cargo público e terá como seu pré-candidato a vice-prefeito o dentista Fábio De Santi. 

TIAGO PIRES (PCO) 

Tiago Pires é pré-candidato a prefeito pelo PCO (Foto: Walter Strozzi/ACidade ON)
Tiago Pires, tem 35 anos, possui licenciatura em Química pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) Araraquara e é bancário da Caixa Econômica Federal. Essa será a primeira vez que o PCO lança candidatura própria na eleição majoritária em Araraquara, com Jurandyr Lacerda como pré-candidato a vice-prefeito.