Aguarde...

Esse ano votaremos nos

Eleições

Confira as propostas dos candidatos à Prefeitura para o transporte público

Acompanhe as propostas dos nove candidatos a prefeitura de Araraquara

| ACidadeON/Araraquara

O assunto desta sexta-feira (16) é o transporte público em Araraquara  
O portal ACidade ON segue com a série de reportagens que trazem as propostas dos nove candidatos a prefeito de Araraquara. O tema desta sexta-feira (16) é o transporte público e a mobilidade urbana.  

Confira as propostas dos candidatos para o tema: 
Célio Peliciari (PSOL) é pré-candidato a prefeito de Araraquara ( Foto: Amanda Rocha)
CÉLIO PELICIARI (PSOL)
Temos três propostas centrais: 1) Vamos rever o contrato de fretamento estudantil com a Paraty. O serviço é caro e ruim. Queremos uma cooperativa de transporte executando o serviço. 2) Vamos auditar os custos da tarifa de ônibus. Também vamos reconstruir a CTA, a privatização não melhorou nada. Isso levará tempo e faremos substituindo as linhas aos poucos. 3) Defendemos a Tarifa Zero, o pagamento indireto da passagem de ônibus, feito com os impostos já pagos pelo povo. Também será feita aos poucos.  

Coronel Adalberto é pré-candidato a prefeito pelos Republicanos (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)
CORONEL ADALBERTO (REPUBLICANOS)
Expandir, melhorar e otimizar a oferta de transporte público e estimular o uso de transportes alternativos, de forma a reduzir progressivamente o uso de veículos particulares durante os deslocamentos pela cidade.
Além de realizar estudos para implantação do Tarifa Inteligente, com o objetivo de ofertar opções tarifárias flexíveis e ajustadas ao perfil do usuário do transporte público.
O Vou de Bike, que prevê a completa reestruturação do sistema de ciclovias e ciclofaixas e a criação de um Fundo Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável para melhorias no transporte coletivo e transportes alternativos; dar transparência total ao processo de definição de tarifas; promover a melhoria das calçadas, aumentar o número de semáforos de pedestre e o seu tempo de travessia; promover ações educativas de gentileza no trânsito; e promover a reestruturação do Terminal Central de Integração.   
 
Edinho Silva ( PT) em lançamento de campanha eleitoral, peetista tenta a reeleição (Foto: Amanda Rocha)
EDINHO SILVA (PT)
Araraquara reduziu 23% as mortes no trânsito, resultado de investimentos em sinalização, fiscalização e campanhas de educação no trânsito. Vamos dar continuidade a esses investimentos. Em uma parceria com a Ufscar, estamos elaborando o Plano Diretor de Mobilidade Urbana para que tenhamos um diagnóstico real das necessidades. Vamos implantar um conselho de usuários do transporte coletivo por região, para aprimorarmos a qualidade do nosso sistema. Teremos ciclofaixas nos principais corredores e a ciclovia ligando Araraquara e Bueno de Andrade.  

Padre Fernando Fraga (PTB) é candidato a prefeito de Araraquara nas eleições 2020 (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)
FERNANDO FRAGA (PTB)
Vamos nos reunir com as empresas do consórcio de transportes de Araraquara para revisar o contrato de concessão e elaborar um plano para ampliação e manutenção de ônibus no município para diminuir o tempo de espera nos pontos e lutar para melhorar o preço e o serviço. Vamos elaborar o Plano de Mobilidade Municipal, que vai priorizar os meios de transporte coletivo, caminhadas, bicicletas e ciclovias. Trabalharemos para implantar uma sinalização de trânsito de primeiro mundo através monitoramento e a aplicação de multas aos infratores.

Candidato a prefeito Lapena (Patriota) (Foto: Amanda Rocha)
DR. LAPENA (PATRIOTA)
Temos o sonho de conseguir uma parceria utilizando o vale transporte do servidor, que seria pago para prefeitura e a prefeitura pagaria o transporte público. Sendo assim, qualquer pessoa em qualquer lugar poderia dispor do ônibus a qualquer momento, sem a necessidade de ticket ou passagem. Vamos analisar a possibilidade de implantar o transporte público gratuito em Araraquara.  

Coligação Tempo de fazer mais e melhor' lança Nino como pré-candidato
NINO MENGATTI (PSB)
Entendo que uma cidade bem desenvolvida tem transporte público de qualidade e mobilidade urbana que permita isso. Portanto, como projeto de governo, o candidato irá trabalhar a melhoria e manutenção da pavimentação, e para isso será feito o recapeamento geral de Araraquara. Nino ainda incentivará o uso do transporte público e de transportes sustentáveis. "Buscarei ter um diálogo aberto com a empresa responsável pelo transporte público, prezando sempre pelo bem-estar e pelo melhor para o araraquarense".  

Coca-Ferraz é um dos pré candidatos em Araraquara (Foto: Fernanda Manécolo)
PROFESSOR COCA FERRAZ (PSOL)
Proporcionar transporte coletivo gratuito para as pessoas desempregadas e os estudantes.
Vou apoiar o transporte por aplicativo, por táxi, por moto táxi e por van escolar, uma vez que todos esses modais têm hoje papel relevante na mobilidade urbana e incentivar e criar condições adequadas para o uso da bicicleta nas viagens urbanas.
Proporcionar calçadas em condições adequadas para a movimentação de pedestres e pessoas com necessidades especiais nas vias de maior movimento (piso não escorregadio, rampas, sinalização para deficientes visuais, etc.).
Modernizar e fazer manutenção adequada da sinalização vertical, horizontal e semafórica das vias urbanas e rodovias municipais.   

Rodrigo Ribeiro (PRTB) pré-candidato a prefeito ( Foto: ACidadeON)
RODRIGO RIBEIRO (PRTB)
Levantamento de dados de veículos coletivos para adequação das linhas de acordo com a demanda.
Ciclovias rotativas e estudo de ciclovias permanentes
Conscientização no trânsito
Melhorias no tráfego de acordo com dados de acidentes e engarrafamentos
Incentivo a empresas de aluguel de bicicletas e patinetes
Re-estudo da área azul  

Tiago Pires é pré-candidato a prefeito pelo PCO (Foto: Walter Strozzi/ACidade ON)
TIAGO PIRES (PCO)
Defendemos uma política nacional de transporte público como direito e não como mercadoria: estatização do sistema público, o transporte sob controle dos trabalhadores; tarifa zero e custos para os capitalistas; ampliação do número de linhas, de embarcações e de horários para atender as necessidades da população. Para conquistar esses direitos somente as eleições não bastam. É preciso mobilizar pelo fim do golpe de estado de 2016, pelo Fora Bolsonaro e pelo direito de eleger Lula presidente em 2022.

Mais do ACidade ON