Aguarde...

Esse ano votaremos nos

Eleições

Geração de emprego e gestão técnica são bandeiras de Rui Pinotti

Candidato à Prefeitura pelo Republicanos abre série de entrevistas com os postulantes da Terra da Saudade

| ACidadeON/Araraquara

Rui Pinotti é candidato à prefeito de Matão pelo Republicanos (Foto: Divulgação)
Restando pouco menos de um mês para as eleições municipais, o ACidade ON inicia, nesta segunda-feira (19), uma série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Matão. Ao todo, sete postulantes disputam a preferência dos 65,6 mil eleitores matonenses.  

Todos os candidatos à Prefeitura receberam os questionamentos e tiveram o mesmo prazo para enviar as respostas. A ordem de publicação das entrevistas foram definidas a partir da representação partidária no Congresso Nacional, da menor, para maior. Com isso, a primeira publicação apresenta o candidato pelo Republicanos, Rui Pinotti. 

SAIBA MAIS SOBRE O CANDIDATO À PREFEITURA DE MATÃO 

SAIBA A ORDEM DE PUBLICAÇÃO DAS ENTREVISTAS 

Confira a entrevista completa com o candidato pelo Republicanos:  

ACidade ON - O que motivou sua candidatura e o que te diferencia dos demais postulantes?

Rui Pinotti - Existe um otimismo com a ascensão do agronegócio, mas existem também situações muito mais sérias que podem verdadeiramente nos prejudicar se não atacarmos os problemas com coragem. Sou matonense e desejo o melhor para a minha cidade. Entendo, portanto, que o momento é propicio para um prefeito com perfil mais técnico. Os demais são políticos.

ACidade ON - A infraestrutura urbana é um dos maiores gargalos dos municípios. Abastecimento de água, qualidade do asfalto, transporte e zeladoria são demandas recorrentes. Quais soluções pretende apresentar para essa problemática? 

Rui Pinotti - Não creio que o problema da infraestrutura urbana seja dos mais graves da nossa cidade, mas, isso não significa que prescinda de ajustes. Por exemplo: há uma falta de cuidados notória no entorno das nossas maiores empresas, que produzem alimentos, suplementos e implementos agrícolas. Isso é muito grave e pode inclusive prejudicá-las no tocante à comercialização no exterior. Agora, gravíssimo mesmo é o problema dos rios e por isso a sustentabilidade é um dos quatro pilares do nosso plano de ação.  

ACidade ON - A pandemia da Covid-19 ainda é uma realidade em todo o País. Como pretende seguir o enfrentamento e, ao mesmo tempo, dar conta das demais frentes da Saúde pública?

Rui Pinotti - Costumo dizer que não escolhemos candidato a vice como enfeite. A Doutora Fernanda Rossatto, é médica ginecologista, tem experiência na rede publica e vai cuidar das ações nessa área e coordenar uma equipe de reconstrução do que foi destruído. Quanto à pandemia, merecerá de nossa parte todos os cuidados e pretendo, caso eleito, me reunir com os colegas da nossa região, nossos vizinhos para tratar de uma estratégia coletiva. Não vou brigar com colegas, irei me aproximar deles e ter a humildade de ouvi-los para adotarmos uma politica comum, ou alguma que já tenha comprovado sua eficácia, como a do Edinho Silva, de Araraquara, por exemplo.  

ACidade ON - Cite ao menos três ações que pretende implantar para melhorar a educação municipal.

Rui Pinotti - Eu estaria sendo injusto se dissesse que tudo vai mal na educação. Mas atribuo isso ao excelente trabalho do pessoal envolvido, professores, coordenadores, e secretária etc. Evidentemente pretendemos implantar algumas coisas novas e dar ênfase ao ensino básico pois é a partir de formação das crianças que formaremos uma boa geração no futuro. Sou de família muito ligada ao setor de ensino, meu irmão foi Reitor da Universidade de Londrina UEL, minhas irmãs professoras... Pretendo me reunir com o pessoal da carreira e ouvi-los, daremos total atenção à educação.  

ACidade ON - Um dos reflexos da pandemia e distanciamento social têm sido o desemprego e a recessão econômica. Como pretende amenizar o impacto da crise e ampliar a geração de emprego?

Rui Pinotti - O desemprego é uma das nossas maiores preocupações e nosso grupo tem estratégias bem definidas para enfrentar o problema. Nosso presidente Bolsonaro tem uma atuação proativa quanto a isso e vamos procurar seguir a mesma diretriz. Pretendemos caminhar ao lado das nossas empresas e procurar ver o que o poder público pode fazer para que eles possam ocupar mais gente dentro de sua capacidade instalada.  

ACidade ON - Se não bastassem as dificuldades para equilibrar receitas e despesas, a pandemia reduziu em muito a arrecadação dos municípios. Como governar neste cenário? Quais saídas pretende adotar?

Rui Pinotti - Quanto à arrecadação, pretendemos melhora-la utilizando muita inteligência artificial na prefeitura que é extremamente frágil quanto à informatização, programas de redução de custos, de eficiência energética também serão implantados.  

Todos conhecem minha conduta profissional que sempre foi e sempre será a do planejamento, da organização e do dinheiro bem gasto .Não irei me atrever a falar de algo que não sei, não conheço a real situação das finanças da Prefeitura e só quando estivermos lá é que saberemos. 

O que posso garantir é que, com ações bem conduzidas, Matão tem plenas condições de se recuperar e a novidade que traremos é uma forte presença feminina em nosso secretariado pois mulher tem muita determinação, capricho e quando recebe uma missão se esmera para desempenhar bem. Na iniciativa privada, nos grupos onde trabalhei sempre prestigiei as mulheres e nunca nenhuma delas decepcionou, até pelo contrário, tivemos ótimas performances.

Mais do ACidade ON