Aguarde...

Esse ano votaremos nos

Eleições

Guilherme Bianco é o primeiro vereador eleito pelo PC do B

Jovem, de 25 anos, é o mais novo parlamentar da legislatura que se inicia em 1º de janeiro

| ACidadeON/Araraquara

Guilherme Bianco (PC do B) teve 1.065 votos e foi eleito vereador em Araraquara (Foto: Rede Social)

O cientista social e ex-diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE), Guilherme Bianco, de 25 anos, é o primeiro vereador eleito pelo PC do B na história política de Araraquara.  

O jovem, que recebeu 1.065 votos, também será o mais novo parlamentar na legislatura que se inicia em 1º de janeiro de 2021 - mesma idade de Emanoel Sponton e Thainara Faria.  

"Estou muito feliz e orgulhoso de ter sido escolhido pela população de Araraquara para ser um dos 18 representantes no Legislativo da nossa cidade", afirma Bianco.  

Em um cenário de renovação política, onde 11 das 18 'caras' da Câmara serão novas, o vereador eleito considera que o 'recado das urnas' é uma resposta ao fascismo pela defesa da democracia.  

"Compreendo que essa eleição de forma geral, não só em Araraquara, mas no Brasil foi uma resposta a essa agenda ultrarreacionária e violenta imposta pelo Bolsonaro e, por outro lado, aqui no nosso município um pedido de mudança no jeito de fazer política no Legislativo", considera.   

LEIA TAMBÉM 

Cinco vereadores eleitos em Araraquara tem entre 25 e 29 anos  

Patriota terá segunda maior bancada na Câmara e será oposição

Na avaliação de Guilherme Bianco as eleições tiveram um sabor especial para seu partido, o PC do B, que pela primeira vez na história elegeu um parlamentar.  

"A gente conseguir eleger um vereador aqui em Araraquara defendendo as bandeiras da democracia, das liberdades, dos direitos dos trabalhadores, conseguindo apresentar uma agenda de desenvolvimento regional para a nossa cidade e nossa região, isso é motivo de muito orgulho".  

A eleição de um vereador 'comunista' pela primeira vez na cidade também é celebrada pelo presidente do diretório municipal do PC do B, Mauro Bianco.  

Em sua avaliação, a campanha do partido é fruto do trabalho militante de candidatos e simpatizantes.  

"Foi resultado de um grande esforço coletivo dos nossos 18 candidatos e de toda a militância do PC do B. Essa votação expressiva é uma marca clara da falência do bolsonarismo que vemos em todo país".   

Bianco ao lado de Edinho Silva (PT) em agenda nesta quarta-feira (18) (Foto: Divulgação)

EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
Guilherme Bianco elege três pontos essenciais para o futuro mandato no Legislativo. Primeiro é ser referência para os movimentos sociais da cidade - estudantil, mulheres, negros, LGBTQIA+, bairros. Segundo é encontrar respostas para o que chama de "problemas estruturais da cidade" e terceiro focar na defesa da educação.

"Um mandato extremamente ligado às causas populares, conversando com as pessoas olho no olho. Quero muito que nosso mandato seja assim visto e que trabalhe assim nos próximos quatro anos. Muito trabalho, dormir e acordar todos os dias pensando em como resolver as questões da nossa cidade", finaliza.

Mais do ACidade ON