O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), esteve em Araraquara na manhã desta segunda-feira (23).
Em reunião realizada junto a prefeitos e vereadores da nossa região, o Governador anunciou a realização de um mutirão de cirurgias eletivas, que ficaram atrasadas devido à pandemia. Os procedimentos devem ser realizados em cinco meses.
“Temos 540 mil pessoas na fila da Cross [Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde] fora a capital de São Paulo. E se a gente olhar a capacidade de atendimento do estado, a gente faz 25 mil cirurgias por mês. Portanto, a gente atende o fluxo e um pouco dessa fila poderia ser atendida”, explica Rodrigo Garcia.
Ainda de acordo com o Governador, a partir de junho os hospitais diretos do estado estarão sendo convocados para maior atendimento. “A partir de julho teremos a participação de outros hospitais, privados e filantrópicos, e conseguiremos triplicar a execução dessas cirurgias. De 25 mil para 75 mil cirurgias todos os meses”, afirmou o secretário Estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.
Garcia anunciou ainda convênio do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) com a Santa Casa de Araraquara para atender funcionários públicos.